A Polícia Rodoviária Federal de Alagoas deteve duas pessoas por crimes distintos no final de semana. Um deles foi por porte ilegal de arma de fogo. Os flagrantes aconteceram, na sexta-feira (29) e no sábado (30), em trechos da BR-101, nos municípios de Teotônio Vilela e São Sebastião.
A primeira ocorrência se deu na sexta-feira (29), por volta das 10h10. A equipe de policiais realizava ronda no km 177 da BR-101 e abordou um homem que transportava algumas gaiolas.
Ao realizar a abordagem, foram identificadas duas aves silvestres popularmente conhecidas como Papa-Capim (Sporophila nigricollis) e um Curió (Oryzoborus angolensis). Foi observado que apenas o Curió apresentava anilha e após contato com o IBAMA foi informado que a anilha IBAMA OA 2,6 598384 apresenta registro de fuga de ave em 28/03/2016.
Ao ser questionado sobre a autorização para manter as aves em cativeiro, o homem informou que não possuía. Quando questionado também a respeito de possuir outras aves, ele disse que teria mais umas três ou quatro aves em sua residência, autorizando a entrada da equipe. Foram encontradas no local mais 11 aves silvestres, sendo três Galos de Campina (Paroaria dominicana), um Curió e sete Papa-Capim.
Diante dos fatos, sendo constatado o crime de matar, perseguir, caçar, apanhar, vender espécimes da fauna silvestre, foi dada voz de prisão ao homem, entretanto, por ser crime de menor potencial ofensivo, o flagrante foi substituído pelo Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), após o compromisso de comparecimento em juízo.
A outra ocorrência se deu no sábado (30), por volta das 19h, quando a equipe de policiais fazia fiscalizações no km 205, da BR-101, município de São Sebastião e abordou um veículo I/Renault Fluence, cor preta e placa de São Paulo/SP.
Após verificação da documentação pessoal e veicular, foi realizada uma vistoria no interior do veículo, sendo encontrada uma maleta de guardar pistola junto às bagagens que estava transportando.
Nesse momento, os policiais questionaram sobre a possível presença de armas no veículo, o homem então afirmou que teria uma pistola atrás do banco motorista. Ato contínuo, foi encontrada uma pistola cal. 380, marca VOP CZ, s.p. (VOP CZ)/República Checa e 10 unid de Munição cal. .380, marca Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC)/Brasil.
O condutor apresentou um registro válido da arma, entretanto não apresentou documento que comprovasse a permissão para o porte.
Diante dos fatos, o homem foi preso e encaminhado à Delegacia da Polícia Civil de Arapiraca para procedimentos cabíveis. Ele vai responder pelo crime de porte ilegal de arma de fogo.
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222