Desde que começaram os ataques publicados nas redes sociais contra escolas, a Delegacia de Crimes Cibernéticos já apreendeu vinte pessoas. Desse total, 19 são adolescentes. Os últimos números apresentados pela especializada mostram queda do número de perfis citados por ameaça e apologia ao crime nas redes sociais .
De acordo com o delegado Sidney Tenório, no período quando os casos mais cresceram, a delegacia chegou a registrar de 10 a 15 perfis por dia. “Com relação aos números teve uma redução significativa. No auge dos casos, a gente chegou a ter 10 a 15 criação de perfis por dia. Ontem, a gente teve três acionamentos por parte da Delegacia de Crimes Cibernéticos e hoje, por exemplo, não tivemos nenhum. Isso mostra uma tendência com a apreensão de pessoas e está surtindo efeito”, disse o delegado.
“Agora é continuar trabalhando. A gente está fazendo palestras, tem na semana que vem também. Já fizemos ontem com alunos e hoje com gestores para tentar conscientizar os alunos na questão da responsabilidade na questão dos atos, na criminalização dos atos, que não é brincadeira. Que eles mantenham calma e tudo tem sido feito por parte da Segurança Pública", disse.
Para fortalecer as ações de prevenção a qualquer forma de violência, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP) iniciaram as ações de conscientização nas escolas da rede estadual de ensino. A primeira unidade a receber a visita dos agentes de segurança foi a Escola Estadual Eunice Campos, localizada no bairro Benedito Bentes, parte alta de Maceió.
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222