Dois adultos foram presos e quatro adolescentes foram apreendidos provisoriamente por suspeita de envolvimento em ameaças a escolas de Santa Catarina. As detenções aconteceram na manhã desta quinta-feira, 20, com o início da Operação Deic Presente.
Sete mandados de busca e apreensão também foram cumpridos, resultando na apreensão de diversos equipamentos eletrônicos que serão analisados pela Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), por meio da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática. Demais unidades do estado prestam apoio.
Boatos que estavam circulando desde a semana passada deixaram apavorados os estudantes do estado, que temiam que algo pudesse acontecer neste dia 20 de abril, por ser a data em que, há 24 anos, aconteceu o massacre de Columbine nos Estados Unidos. Para reforçar a segurança, além dos mandados realizados durante a manhã, o delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, afirmou que há diversos policiais à paisana próximos a escolas em todo o estado.
Desde o ataque na Creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau (SC), no último dia 5, que deixou quatro crianças mortas, cerca de 20 pessoas, entre adultos e adolescentes, já foram presas ou apreendidas. No total, foram iniciadas cerca de 100 investigações relacionadas a fake news e tentativas de incitação ao crime em escolas.
"Não vamos abrir mão de promover apurações qualificadas, trazendo a responsabilização daqueles que insistem, através da internet, em promover o pânico e o medo nas pessoas", ressaltou o diretor da Deic, delegado Daniel Régis, em coletiva de imprensa.
O delegado afirmou que os filhos de todos os agentes envolvidos na operação seguem indo para a escola e que, além das preocupações, estão convictos do trabalho que está sendo realizado com apoio do Ministério Público e do Poder Judiciário.
Operação Escola Segura
Em paralelo, na quarta-feira, 19, a Operação Escola Segura apreendeu 10 menores de idade investigados por envolvimento em planejamentos de ataques a escolas. A ação, capitaneada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com apoio da Polícia Civil, foi realizada nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco.
Também foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e 11 medidas para afastamento de sigilo de dados de adolescentes suspeitos. As investigações começaram após o ataque na Creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau (SC), no último dia 5.
O autor do crime, maior de idade, foi indiciado por quatro homicídios e cinco tentativas de homicídio quadruplamente qualificados. Ele permanece preso.
Além da Polícia Civil de cinco estados, em Santa Catarina a operação é coordenada pela Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC) e pelo Grupo de Investigação de Crimes Cibernéticos do MPSC (CyberGaeco).
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222