19/07/2022 13:24:17
Polícia
Hemoal promove ações externas para repor estoque de bolsas de sangue em Alagoas
Em Arapiraca a ação externa ocorre em dois dias diferentes, já nesta terça-feira (19) e na quinta-feira (21)
reproduçãoEm Arapiraca a ação externa ocorrerá em dois dias diferentes, já nesta terça-feira (19) e na quinta-feira (21)
Redação com assessoria

 O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza cinco coletas externas a partir desta terça-feira (19) até a próxima quinta-feira (21), nas cidades de Arapiraca, Coruripe, Chã Preta e Maceió. A ação tem como objetivo normalizar os estoques das oito tipagens sanguíneas, que estão em estado crítico.

Conforme dados divulgados na última segunda-feira (18) pelo próprio Hemoal, com exceção das tipagens A e O positivas, que dispõem de 59 e 176 bolsas, respectivamente, todas as demais estão com número abaixo do considerado seguro. A tipagem B Negativa conta com apenas uma bolsa de sangue e a B Positiva dispõe de sete.

“Em razão do período chuvoso, o comparecimento de voluntários ao Hemoal não tem sido suficiente para atender à demanda dos hospitais e maternidades. Por isso, intensificaremos as coletas externas nesta semana”, ressalta a gerente do Hemoal, hematologista Verônica Guedes.


Em Arapiraca a ação externa ocorrerá em dois dias diferentes, já nesta terça-feira (19) e na quinta-feira (21). As ações ocorrerão das 8h às 12h e das 13h às 16h, na Unidade Móvel do Hemoal, que vai estar na Praça Marques da Silva.

Já em Coruripe, as ações também ocorrerão na terça-feira (19) e na quinta-feira (21), das 9h às 16h. As coletas ocorrerão na Unidade de Coleta e Transfusão da cidade.

Já em Chã Preta, as coletas acontecerão na quarta-feira (20). A Unidade Móvel do Hemoal vai estar em frente à Prefeitura do município, das 8h às 12h e das 13h às 16h.

Já em Maceió, a ação itinerante ocorre na Faculdade Uninassau, na rua José de Alencar, no bairro Farol. As coletas serão realizadas das 9h às 16h.

Critério para doar

Para doar sangue é necessário ter idade mínima de 16 anos e peso igual ou superior a 50 quilos. O voluntário deve apresentar um documento de identificação com foto para se candidatar à doação de sangue. Outra exigência é o doador estar usando máscara.

Quem está impedido temporáriamente de doar

pessoas gripadas

pessoas com Influenza ou Covid (é necessário aguardar 10 dias após os sintomas desaparecerem)

pessoas que tenham colocado piercing ou feito tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação (a doação de sangue só pode ocorrer um ano após o procedimento)

Mulheres grávidas e que estão amamentando

Quem não pode doar

pessoas que contraíram hepatite após os 11 anos

pessoas com Aids, sífilis ou doença de chagas

Intervalos entre doações

De acordo com o Hemoal, mulheres devem respeitar o intervalo mínimo de três meses entre uma doação e outra. Já quanto ao homem, o intervalo é de apenas dois meses,

conforme determinação do Ministério da Saúde (MS).

Fonte: G1

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Arapiraca Notícia. Todos os direitos reservados.