Aos 25 anos, Jayana Nicaretta é a face jovem por trás da campanha do governo para prevenir a gravidez precoce com foco na abstinência sexual. Secretária Nacional da Juventude (SNJ), a engenheira participa das discussões do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos sobre o tema e foi quem sugeriu o lema “Pense duas vezes” como slogan da campanha — a frase definitiva ficará a cargo da empresa de publicidade responsável.
Em entrevista ao GLOBO, Janayna minimizou as críticas e piadas que têm sido feitas sobre a campanha e argumentou que é preciso conscientizar os jovens sobre a “parte ruim” do sexo.
Quais têm sido as contribuições da Secretaria Nacional de Juventude para a campanha de abstinência sexual?
A gente ajudou a levantar dados sobre o assunto, mas por lei é uma campanha da secretaria dos Direitos da Criança e do Adolescente. O protagonismo é todo deles. A SNJ entra como parceira para dialogar com esse público. Temos uma faixa etária importante em comum, que são jovens de 15 a 18 anos. Nossa colaboração tem sido no sentido de (definir) qual é a melhor abordagem para tratar desse assunto com a juventude.
Em relação aos jovens que têm criticado, por que há essa reatividade? A campanha está desalinhada com a juventude?
Em nenhum momento se diz “não pode mais ter a sua vida sexual da maneira que você quiser”. O jovem vai fazer ou não, coloca-se como uma opção.
Fonte: O Globo
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222