03/08/2021 12:25:31
Política
INSS: deputada articula retorno de perícia médica em Arapiraca
Os compromissos foram firmados pelo presidente do INSS, Leonardo Rolim, durante encontro no gabinete do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, com a deputada estadual Jó Pereira e advogados
Divulgação Assessoria Michel de Jesus/ Câmara dos Deputados
Assessoria

As perícias médicas na Agência da Previdência Social (APS) do INSS de Arapiraca serão retomadas a partir do dia 20 deste mês e, ainda em agosto, técnicos do INSS devem realizar, em Maceió, levantamento a fim de garantir o retorno de uma agência para o Centro da capital. Os compromissos foram firmados pelo presidente do INSS, Leonardo Rolim, durante encontro no gabinete do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, com a deputada estadual Jó Pereira e os advogados João Onuki (presidente do Sindicato dos Advogados de Alagoas – Sindav) e Danyelle Godoy (coordenadora do Movimento União Pela Advocacia Previdenciária).

A reunião, ocorrida nessa segunda-feira (2), foi articulada por Jó Pereira em atendimento a um pleito do Sindav. No dia 26 de julho deste ano, em ofício solicitando a intervenção da parlamentar, a diretoria do sindicato explicou que, desde que o imóvel do INSS em Arapiraca foi danificado em um incêndio, em outubro do ano passado, o atendimento na cidade passou a ser apenas para agendamento de serviços e emissão de documentos.

O presidente do Sindav informou que, para realização de perícia médica, os segurados têm se deslocado a outras agências, a exemplo de Maceió e Penedo, gerando despesas aos cidadãos, com deslocamento, hospedagem e alimentação. João Onuki acrescentou que o fato da capital possuir três agências, todas situadas em bairros distantes do Centro, dificulta ainda mais o acesso dos segurados oriundos do interior.

Além do diálogo com Arthur Lira, Jó Pereira também articulou, junto a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), pedidos de intermediação junto ao Ministério da Economia e a bancada federal de Alagoas para solucionar os problemas.

“O apoio da deputada Jó Pereira foi determinante para que o presidente Arthur Lira articulasse com o presidente do INSS a necessidade, em caráter de urgência, da retomada dos serviços na unidade de Arapiraca”, comemorou João Onuki. Os advogados também solicitaram ao presidente da Câmara, a votação do PL 4830/2020, que regulamenta a retenção de honorários pela via administrativa do INSS.

Dificuldades de locomoção

“No grave momento que vivemos, de crise sanitária, econômica e social, os segurados que aguardam benefícios como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, por exemplo, estão ainda mais vulneráveis e necessitados desses benefícios, concedidos somente mediante avaliação presencial. Não é justo que quando a população, sobretudo a mais vulnerável, mais necessita de auxílio, ela tenha esse acesso dificultado”, afirmou Jó.

A parlamentar lembrou ainda os problemas envolvendo o deslocamento dessas pessoas, citando as carências do transporte intermunicipal de passageiros em Alagoas, a lotação dos ônibus na capital, que colabora com a transmissão do coronavírus em tempos de pandemia, e a própria dificuldade de locomoção de muitos desses segurados, que são idosos, enfermos, pessoas com deficiência ou dificuldades motoras.

“Agradeço a sensibilidade e a prontidão do deputado Arthur Lira, que de imediato abraçou essa causa e articulou de forma muito rápida um encontro nosso com o presidente do INSS. Ressalto que o presidente da Câmara está sempre disponível para ajudar nas soluções das demandas que envolvem o nosso estado, principalmente aquelas que afetam sobremaneira a vida de alagoanos e alagoanas de todos os municípios. Essa não é a primeira e certamente não será a última vez que o deputado Arthur Lira agiu de forma efetiva em prol de Alagoas”, finalizou Jó.

E-mail: redacao@diarioarapiraca.com.br
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Arapiraca Notícia. Todos os direitos reservados.