A Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) vai reeleger por aclamação o deputado Marcelo Victor (MDB) como presidente da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024 na tarde desta quarta-feira (1). Isso porque, ao final do prazo para inscrição das candidaturas, apenas uma chapa se inscreveu. A eleição acontece a partir das 14h, logo após a posse dos deputados estaduais eleitos.
Marcelo Victor ocupa a direção da mesa desde 2019, quando foi eleito pela primeira vez. Em 2020, ele foi reeleito com 25 votos, em uma eleição que também teve chapa única.
O parlamentar foi reeleito deputado estadual com 3,07% dos votos válidos (51.259 votos). Durante a campanha, acabou sendo alvo de uma ação da Polícia Federal contra compra de votos e teve dinheiro apreendido, mas negou o crime.
Para ser eleito presidente da Mesa, o regulamento interno determina que o candidato precisa de maioria absoluta dos votos. A eleição para todos os cargos da Mesa Diretora é realizada, em regra, por votação nominal e aberta.
Além do cargo de presidente, que ocorre em eleição isolada, também serão preenchidas as vagas de 1º, 2º e 3º vice-presidentes, 1º, 2º, 3º e 4º secretários e 1º e 2º suplentes, por chapa conjunta.
Deputados eleitos e reeleitos são empossados
A eleição da mesa diretora será realizada 30 minutos após a 1ª sessão preparatória de posse dos 27 deputados estaduais que foram escolhidos na eleição de outubro. Do total, 16 foram reeleitos. Os outros 11 são novatos ou retornam para um novo mandato.
A maioria dos parlamentares eleitos é do MDB (14). A segunda maior bancada na Casa de Tavares Bastos é do PP, com 4 parlamentares.
O deputados estadual mais votado no estado foi Alexandre Ayres (MDB), com 3,66% dos votos válidos (61.142 votos). O ex-secretário da Saúde do governo Renan Filho (MDB) se elegeu para seu primeiro mandato no Legislativo estadual.
Na sequência, aparece com a segunda maior votação o Cabo Bebeto (PL), com 3,10% dos votos válidos (51.721 votos). Reeleito para seu segunto mandato, o parlamentar fez dura oposição na ALE ao atual governo.
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222