Eleito com 834.278 votos, Paulo Dantas (MDB) foi empossado, na tarde deste domingo (1º), na Assembleia Legislativa, governador de Alagoas. A cerimônia foi realizada no plenário da Casa de Tavares Bastos e contou com a expressiva presença de integrantes do Executivo, Judiciário e Legislativo. O vice-governador, Ronaldo Lessa (PDT), também foi empossado pelo parlamento.
Em seu discurso de posse, Paulo defendeu a pacificação eleitoral, a modernização da máquina pública e o fomento de uma agenda intensa no combate à fome e a transformação social da realidade dos mais pobres.
Ronaldo e Paulo prestaram compromisso de manter, defender e cumprir a constituição e as leis, além de se comprometerem com o bem-estar social do povo alagoano e com a unidade da República Federativa do Brasil. Logo após, os dois assinaram o termo de posse, quando passaram a ser, de fato, governador e vice-governador de Alagoas.
Ao discursar já como governador empossado, Paulo agradeceu ao povo alagoano, assim como fez quando tomou posse no ano passado ao vencer a eleição indireta. “Eu não sou governador. Eu estou governador. Mas eu sou alagoano, graças ao bom Deus. Sou um de vocês, sou trabalhador, batalhador, valorizo a família, sou cumpridor de palavra, me preocupo com o próximo. E vou fazer de tudo para orgulhar minha gente. Muito obrigado pela confiança de cada um de vocês”, agradeceu.
O governador também contou o que pretende deixar como marca de sua gestão. "É claro que quero deixar minha marca na história de Alagoas. Quero ser lembrado no futuro como um governador que modernizou nosso estado, que suou para fazer de Alagoas um lugar melhor para todos".
Paulo ainda enalteceu a importância da democracia. "A democracia é justamente o que permite a liberdade de pensamento, o respeito às diferenças e o debate de ideias. Não tenho dúvida em afirmar que a grande vencedora das eleições de 2022 foi justamente ela: a democracia".
Em seu discurso, Paulo citou todos os programas sociais que terão continuidade e frisou que é cumpridor das promessas que faz. Ele lembrou que há muito o que ser feito. "Quando vemos tantas realizações, é claro que nos dá orgulho. Mas não podemos tirar os pés do chão. Alagoas tem uma dívida social histórica e não devemos perder de vista a nossa maior missão: dar prioridade para quem mais precisa". O governador ponderou que "esse conjunto de ações será o maior investimento de combate à fome da história de Alagoas".
Paulo se disse orgulhoso do fato de ser o primeiro governador do Brasil a nomear um secretariado de maioria feminina. Às secretárias e aos secretários, ele fez um alerta e cobrança. "Nós temos que trabalhar mais, sermos mais eficientes, termos mais foco, disciplina, cobrança e mais cobrança, planejamento e muito comprometimento. Confio em vocês e sei que juntos faremos o melhor governo da história de Alagoas e, nesse ciclo, o melhor governo do Brasil".
Ao terminar seu discurso, Paulo pregou pacificação. "Não me importa se você votou em Lula ou Bolsonaro. Não me importa se você votou em mim ou no meu adversário. Eu quero reafirmar que sou o governador de todos os alagoanos e vou trabalhar para melhorar a vida de todos, sem distinção", destacou. "Chega de famílias separadas, amigos que não se falam mais", acrescentou.
Para finalizar, Paulo frisou que "é tempo de perdão, de diálogo, de reconciliação. A hora é de união. Juntos podemos muito mais. A gente aprende junto, inventa junto, constrói junto, cuida junto, ri junto, sonha com o futuro junto. Então, em 2023, faço esse convite para cada alagoano: vamos todos juntos por uma Alagoas de todos".
Autoridades presentes
Participaram da cerimônia na ALE o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Klever Loureiro; o procurador-geral de Justiça de Alagoas, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Fernando Toledo; o presidente da Câmara de Vereadores de Maceió, Galba Netto, e os deputados federais eleitos Luciano Amaral (PV) e Rafael Brito (MDB).
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222