21/01/2023 10:54:09
Brasil
Arapiraquense participa de projeto sobre recuperação da Baía de Guanabara no RJ
Wirlianny Heloísa Santos Farias Rodrigues, além de Biomédica, é Analista e Desenvolvedora de Sistemas e filha do radialista Diassis Lima
Arquivo Pessoal
Jânio Barbosa com Agências

Uma alagoana, arapiraquense de corpo e alma, Wirlianny Heloísa Santos Farias Rodrigues, participou de forma direta de um projeto que foi lançado nesta semana no estado do Rio de Janeiro.

O projeto chama-se “Braços Abertos Sobre a Guanabara – Um pacto que gera impacto”. Trata-se de uma plataforma multidigital que tem como objetivo abraçar ações e iniciativas em prol da preservação da região hidrográfica que envolve o monumento conhecido em todo mundo que é o Cristo Redentor que fica no Rio de Janeiro.

Wirlianny, além de Biomédica é Analista e Desenvolvedora de Sistemas, foi ela que, em parceria com a empresa SOA Consultoria e Tecnologia, desenvolveu uma multiplaforma para ajudar na recuperação da Baía de Guanabara. Tendo como o Santuário do Cristo Redentor como um símbolo de união e integração para essa iniciativa. O lançamento do projeto aconteceu na noite dessa última quarta-feira (18).

Ela destaca que na plataforma, foi criado um canal de denúncias, onde o usuário pode ser identificar ou não. Essa denúncia é sobre violações de meio ambiente no entorno da Baía de Guanabara. Após o registro da denúncia, uma equipe irá analisá-la. Quando for entendido como necessário, será destinada para órgãos ou empresas específicas. Se for uma denúncia anônima, o usuário deverá acompanhar através da plataforma. Se for feita a identificação, e informado o e-mail e telefone, ela vai receber via SMS e mensagem sobre cada etapa da denúncia. Dentro da plataforma terá também acesso aos documentos, parcerias, benefícios como descontos em empresas, para os usuários e parceiros desta multiplaforma.

Diogo Sampaio/Super Rádio TupiFoto: Diogo Sampaio/Super Rádio Tupi

Funcionalidade

— Uma plataforma tecnológica e completa para abraçar todos os projetos e ações que ocorrem na Baía. Será possível acessar e acompanhar os documentos relacionados a ela, assim como os projetos em curso das empresas parceiras, notícias da mídia e um canal de denúncia com foco no controle e ações de contorno imediatas. O objetivo é garantir a gestão, evolução e segurança da Baía, mas também de toda a comunidade local, apoiando em formação e capacitação junto às empresas parceiras e fomentando a empregabilidade das comunidades ao redor — afirma Rafael Borges, CEO da empresa de Consultoria e Tecnologia SOA, criadora da plataforma multidigital no qual Wirlianny desenvolveu junto a empresa

Palavra do reitor do santuário

Em sua fala para imprensa e os demais presentes no evento, o reitor do Santuário, padre Omar Raposo, relatou como surgiu a ideia da plataforma. “Existem muitos esforços, sejam eles vindos de pessoas, de instituições, de governos, mas que trabalham isoladamente. E o Cristo Redentor como símbolo é aquela que une, que integra. Então, está todo mundo junto aqui, fazendo com que esta experiência colaborativa possa criar importantes realizações”, declarou o reitor.

Diogo Sampaio/Super Rádio Tupi Foto: Diogo Sampaio/Super Rádio Tupi

“Nós usamos da tecnologia em nosso favor. Temos um braço de inovação dentro do Santuário do Cristo Redentor, que fomenta novas ferramentas e que vai fazer com que esta experiência seja ainda maior. Toda a população do Rio de Janeiro irá poder colaborar junto a esta plataforma e fazer com que venham dias melhores para todos aqueles que contemplam e vivem da Baía de Guanabara”, complementou padre Omar.

Para funcionar, o projeto conta com parcerias no setor público e privado. Representantes de diversas instituições estiveram presentes na cerimônia de lançamento da plataforma.

A plataforma multidigital do projeto já está no ar. Para acessá-la, basta clicar aqui.

O trabalho da arapiraquense não para

Wirlianny, também está desenvolvendo junto com a SOA um ERP para a empresa do Rock in Rio, para administrar os eventos do Rock in Rio, e também do novo festival promovido pela empresa, o The Town (um festival no estilo do Rock in Rio, só que em São Paulo. Sua primeira edição ocorrerá em setembro deste ano). Ambas as plataformas foram desenvolvidas na tecnologia Bubble, uma empresa que fornece tecnologia No-code.

Raízes

Biomédica, Analista e Desenvolvedora de Sistemas, Wirlianny Heloísa Santos Farias Rodrigues, para quem ainda não conhece, tem como irmão Wirley Emanuel Santos Farias, ambos são filhos do casal Janeilza dos Santos Farias e do conceituado radialista Diassis Lima que trabalha na Rádio 96 FM de Arapiraca.

E-mail: redacao@diarioarapiraca.com.br
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Arapiraca Notícia. Todos os direitos reservados.