Bandidos em fuga de uma operação da Polícia Militar no Complexo da Maré, nesta quarta-feira (5), invadiram uma escola pública na Favela Nova Holanda, mas se renderam e acabaram presos.
O vídeo abaixo mostra suspeitos se entregando. Até a última atualização desta reportagem, não havia informações sobre confrontos ou feridos.
Segundo o Bope, a fuga para o Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) Elis Regina foi por volta das 6h30, antes de as crianças chegarem para o turno escolar.
“A equipe que estava em terra seguiu o rastro, viu os criminosos se escondendo dentro escola e seguiu toda a norma prevista de incursão em ambiente confinado. Cercou, eles convocaram a população para ir para a porta da escola. Houve um início de negociação, mas eles se entregaram sem que houvesse confronto ali dentro”, explicou o comandante do Bope, tenente-coronel Uirá Nascimento.
Busca por traficantes de outros estados
Nas primeiras horas da manhã, militares do Bope, a tropa de elite da PM, chegaram à Nova Holanda para prender chefes do Comando Vermelho, a maior facção do tráfico de drogas do RJ, e criminosos oriundos de outros estados que estariam escondidos na comunidade.
Por volta das 8h, suspeitos correram para um Ciep. Especialistas do Bope negociaram a rendição, e 10 homens foram detidos ainda dentro do colégio. Outros seis foram presos na comunidade.
Às 8h25, a situação ainda era tensa na Nova Holanda. PMs fortemente armados circulavam pelo pátio do colégio, e moradores protestavam nos arredores. Blindados também foram mobilizados para a operação.
Com a movimentação policial, 18 unidades de ensino na Maré suspenderam as atividades por precaução, prejudicando cerca de 6 mil alunos.
As equipes apreenderam três fuzis e quatro pistolas.
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222