O abalo sísmico de magnitude 4 registrado na manhã de terça-feira (18), em Frutal, no Triângulo Mineiro, foi o mais forte dos últimos 9 anos na região, segundo a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR). Apenas em 2024, foram 27 tremores na cidade, segundo o geofísico Juraci Mário de Carvalho, do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília.
Embora todos sejam considerados de baixa magnitude, a quantidade de tremores chama atenção dos especialistas. Em cidades vizinhas, no mesmo período, também foram registrados abalos, mas com uma frequência bem menor, 3 em Planura e 1 em Pirajuba.
Não foi identificada uma causa específica para tantas atividades sísmicas. Segundo a Rede Sismográfica Brasileira, tremores de baixa magnitude são relativamente comuns no Brasil, causados por pressões geológicas da movimentação das placas tectônicas, que são fraturas na crosta terrestre.
A ação humana, em alguns casos, também pode causar eventos sísmicos, porém, o geofísico não acredita que seja o caso de Frutal, que não é uma região conhecida por atividades intensas a tal ponto.
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222