Luxo, alta gastronomia e tecnologia para garantir o conforto. Características como essas marcam o avanço da rede moteleira no Brasil. E quando se fala em motel, Goiás é destaque. Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital, tem a maior concentração de motéis por metro quadrado na América Latina, segundo a Associação Brasileira de Motéis (ABMotéis). Há suítes com capacidade para até 1 mil pessoas e piscina que simula praia.
“A motelaria vem passando pela chamada ‘nova motelaria’, onde parte do setor moteleiro nacional tem repensado a arquitetura e pensado na gastronomia. A nova motelaria foca na experiência do casal para o motel ser uma segunda casa”, explicou Michael Alves, diretor da ABMotéis.
Ao todo, são 36 motéis na região da BR-153, na Vila Brasília e Vila Rosa, segundo o diretor da instituição, Michael Alves. Ele avalia que o futuro dos motéis foca em não se limitar à imagem sexual e torná-los como refúgios para quem quer fugir da rotina, ou se sentir em casa. E, para ver de perto a nova motelaria, o g1 visitou motéis da área que dá o título de destaque à Aparecida de Goiânia.
O preço para ficar em uma das unidades da região varia. Por uma hora, o cliente pode desembolsar a partir de R$ 25, por exemplo. As diárias podem ir um pouco além. Uma das suítes visitadas, por exemplo, cobra R$ 1,2 mil pelo pernoite.
Uma das suítes vistas pela reportagem conta com televisões, cama gigante, hidromassagem aquecida, serviços de streaming e som com tecnologia remota. Além disso, oferece um cardápio servido por 24 horas e assinado pelo chef André Barros, ex-participante do reality “Mestre do Sabor”, da TV Globo.
A algumas quadras da unidade, outro motel oferece uma experiência alternativa para outro público. Uma das suítes recria uma gruta, com direito à cascata. Ao lado, outro “quarto” conta com piscina que simula uma praia artificial e pode receber até 1 mil convidados. Confira abaixo:
Gastronomia e foco na experiência
Em Aparecida de Goiânia, o Mont Blanc Motel é um dos primeiros a aparecer no Google em uma simples busca. No local, o cliente se depara com suítes focadas na experiência. São 21 anos no mercado e a unidade foi criada pela mãe do diretor da ABMotéis.
“Foi um motel pensado na mulher, onde não tivesse uma pegada sexual forte, que fosse um motel sem cama redonda, sem espelho no teto, sem produtos eróticos expostos, sem pegada de um motel tradicional”, explicou Michael Alves.
Ao g1, o empresário contou que o motel surgiu com suítes temáticas, mas há 15 anos acontece uma “destematização”, focada na modernidade. Para reservar, há um aplicativo com a lista de suítes disponíveis em tempo real.
"A gente costuma falar que o Mont Blanc é um restaurante que também possui cama e hidromassagem. Para o cliente não precisar nem ir para o restaurante. No final de semana ele já vem direto para o Mont Blanc, já pernoita, vai ter um jantar maravilhoso, assistir Netflix, namorar e descansar. Essa é a ideia”, explicou.
“É tudo virtual. É a cara do jovem. O cliente pede o motorista de aplicativo dele, reserva a suíte por aplicativo, usa seu smartphone para tudo”, completou.
Na gastronomia, o local brilha aos olhos dos clientes, com o cardápio assinado pelo chef André Barros há 11 anos. Michael contou que todos os anos são lançados pratos novos. Entre os carros chefes, tábua de mariscos, filés e carne serenada.
Para curtir um pernoite na unidade, o cliente vai desembolsar de R$ 209 a R$ 496. Já para desfrutar do período mínimo, três horas, o valor vai de R$ 95 a R$ 329 durante a semana, e de R$ 115 a R$ 388 no fim de semana.
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