06/09/2021 12:46:05
Brasil
Incêndio no TJCE: Defesa Civil está no local e avalia os danos ao prédio
Fogo teve início no almoxarifado do órgão. Expediente presencial do dia foi suspenso. Dois seguranças ficaram levemente feridos.
Reprodução

Um incêndio atingiu, na manhã desta segunda-feira, 6, a sede do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Localizado no bairro Cambeba, em Fortaleza, o órgão suspendeu o expediente presencial do dia (veja mais sobre o funcionamento do local abaixo). Ninguém ficou gravemente ferido.

Às 10 horas, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), Coronel Ronaldo Roque de Araújo, informou que a Defesa Civil está no local avaliando os danos causados à estrutura do prédio. "Estamos também entrando no prédio para avaliar possíveis causas", acrescenta.

Segundo o TJCE, dois policiais que fazem a ronda noturna no Centro Administrativo tiveram apenas arranhões e não precisaram de atendimento médico. Desde as primeiras horas da manhã, a presidente do TJ, Naílde Pinheiro, está no local acompanhando as ações dos Bombeiros desde as 6h30.

O governador do Estado, Camilo Santana, chegou no local de helicóptero por volta das 8h30. Camilo acompanha o trabalho dos bombeiros no controle das chamas. No local estão também o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alec), Evandro Leitão, e os secretários da Segurança, Sandro Caron; e da Casa Civil, Chagas Vieira.

"O fogo ficou concentrado na recepção e no lado direito do prédio. Conseguimos fazer o trabalho preventivo para que não se expandisse a toda a estrutura", explica Coronel Ronaldo Roque de Araújo. "Criou maiores proporções porque é um ambiente que possui material combustível, papel, madeira, móveis, o que facilita a propagação do incêndio."

Araújo explica ainda que estrondos ouvidos no local se devem a expansão de ar nos compressores da central de ar-condicionado.

As chamas se iniciaram por volta das 4 horas no almoxarifado do prédio, no térreo, e atingiram até o segundo andar. No momento em que começou o incêndio, apenas profissionais que atuam na segurança do TJ estavam no local.

As causas do incêndio estão sendo investigadas e os danos serão avaliados pela Defesa Civil após as chamas serem debeladas completamente. Toda a área, que concentra o Centro Administrativo, está isolada.

A intensa fumaça causada pelo incêndio pode ser vista a partir de diversos bairros da Capital.

Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar estão no local desde as 4h18min, quando bombeiros do Quartel de Messejana chegaram ao local. Sessenta bombeiros foram acionados para o combate das chamas os bombeiros. Foram empregados cinco caminhões Auto Bombas Tanques e Salvamento, três guarnições de busca e salvamento, duas ambulâncias de atendimento pré-hospitalar, um caminhão pipa e a escada mecânica Magirus M42L-AS, que possui cinco lances de escada.

Equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS foram acionadas para o local. A Enel também enviou equipes para o local a fim de interromper o provimento de energia elétrica e evitar outros danos.

Expediente suspenso

Devido ao incêndio, o TJCE suspendeu o expediente desta segunda-feira, 6. Outros órgãos públicos também adotaram a mesma decisão. Os servidores que chegam ao Centro Administrativo do Cambeba estão sendo orientados a voltar para casa e cumprirem suas atividades de forma remota.

A Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (DPCE) também decidiu adotar o teletrabalho e emitiu nota de solidariedade. Leia o comunicado:

"A Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (DPCE) lamenta o incêndio ocorrido nesta segunda-feira (6) na sede do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), localizada no Centro Administrativo do Cambeba, em Fortaleza, e se solidariza com membros, servidores, estagiários e colaboradores da instituição.

A Defensoria se coloca à disposição do TJCE para auxiliar no que for preciso quanto à recuperação dos danos e reafirma total apoio à presidente do Tribunal, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, nesse momento delicado da história de uma instituição tão necessária ao sistema democrático."

Fonte: O Povo

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Arapiraca Notícia. Todos os direitos reservados.