O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prorrogou o aviso de alerta vermelho para parte do Sudeste após previsão de chuvas acumuladas em regiões de três dos quatro estados. Segundo o órgão, entre este sábado e domingo, áreas de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro podem ter um volume total de chuva superior a 60 milímetros (mm) em uma hora ou acima de 100mm em 24h. O panorama foi atualizado nesta manhã, e segue válido até as 10h de domingo.
Nos estados, o Inmet destaca que as áreas com chance de serem afetadas pelas chuvas, num total de 63 municípios, com classificação de "grande perigo", são: Sul Espírito-santense, Zona da Mata, Noroeste Fluminense, Centro Fluminense, Metropolitana do Rio de Janeiro, Norte Fluminense, Baixadas.
O órgão indica que há grande risco de alagamentos, de transbordamentos de rio e de deslizamentos de encostas nas áreas apontadas. Nas regiões marcadas com alerta vermelho, é recomendado que os habitantes desliguem quadros elétricos, permaneçam abrigados e observem alterações nas encostas. Em caso de inundações iminentes, o Inmet também aconselha que pertences valiosos sejam armazenados em sacos plásticos.
Para o domingo, a previsão do Inmet é de pancadas de chuva ao longo do dia e da tarde na cidade do Rio, com ventos fracos a moderados e mínima de 23°C e máxima de 32°C. O mesmo cenário é previsto para Belo Horizonte (MG), com temperatura entre 18°C e 30°C.
Em Vitória (ES), diferente dos sete municípios inclusos no alerta do Inmet, não há previsão de chuva para este domingo. Haverá poucas nuvens e os ventos podem ganhar força, em forma de rajadas, à tarde e à noite. A temperatura fica entre 25°C e 32°C. Já na capital paulista, a chuva pode aparecer em forma de pancada apenas pela manhã. Já os termômetros têm previsão de ficar entre a mínima de 18°C e a máxima de 28°C.
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222