O celular está cada vez mais presente em nossas vidas, esse é um fato inegável e não é por acaso! Afinal, este aparelho acumula e desempenha tantas funções que ficamos conectados praticamente o dia inteiro, mas como fica a questão do celular ao volante?
O uso do celular enquanto se dirige é considerado infração, passível de multa e pontos da carteira desde 1997, porém o Novo Código de Trânsito Brasileiro prevê penalidades mais severas aos motoristas flagrados utilizando o aparelho enquanto dirigem.
Muitas pessoas se perguntam por que alterar a legislação de trânsito no que tange ao celular ao volante quando essa prática já era considerada incorreta. A resposta é simples, quando a lei foi formulada, os celulares não eram tão populares e multiuso como são hoje em dia.
Por exemplo, se antes os aparelhos eram usados apenas para fazer chamadas de voz e mandar os quase extintos SMS, mensagens mais curtas e rápidas, hoje em dia eles filmam, tiram fotografias e permitem ligações com vídeos e o envio de mensagens instantâneas,
Dessa forma, seu uso está alargado e, infelizmente, vem causando inúmeros acidentes: de acordo com dados fornecidos pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, o celular ao volante é a causa de 57% dos acidentes de trânsito entre motoristas de 20 a 39 anos.
Daí a necessidade de criar penalidades mais duras para inibir essa prática e suas tristes consequências. Assim, de acordo com o Novo Código de trânsito Brasileiro:
• O motorista que for flagrado manuseando ou falando ao celular enquanto dirige deverá pagar uma multa de R$ 293,47;
• A infração que antes era considerada média, agora é considerada gravíssima;
• O flagrante ainda renderá ao motorista 7 pontos na CNH.
Todas as informações, alterações e multas previstas para quem usar celular ao volante estão descritas no artigo 252 do CTB. As alterações foram incluídas em 2016 através da Lei 13.281.
Em primeiro lugar é preciso entender que manusear ou falar ao celular enquanto dirige é realmente perigoso. Assim, caso haja necessidade de atender uma ligação ou responder uma mensagem, o melhor a fazer é estacionar o veículo para não correr riscos.
Caso o motorista utilize o celular para acessar dispositivos como GPS, o ideal é utilizar um suporte de fixação para que o aparelho fique firme e não precise ser “segurado” pelo motorista, que, então, não cometerá a infração de dirigir com uma mão só.
Por fim, caso haja pendências e multas em atraso, é necessário regularizar sua situação para não ser pego ou pega em uma blitz e perder a habilitação. Para facilitar esse processo, você pode optar pelo parcelamento de multas Detran MG e, assim, não correr riscos, ou mesmo recorrer a uma empresa particular capaz de cuidar de todos os trâmites legais dos documentos do seu veículo, como a Zapay
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222