Além da chuva que está de volta ao Rio Grande do Sul, o estado deve ter queda nas temperaturas e frio intenso a partir de segunda-feira (13). Regiões como a Fronteira Oeste do estado podem registrar frio abaixo dos 5ºC. Também há risco de geada.
As duas situações redobram a situação de alerta em a Defesa Civil mantém o RS por conta dos temporais que assolaram o estado nos últimos dias.
As temperaturas começaram a baixar já na sexta-feira (10). Segundo a Climatempo, as medições do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostraram que a sexta foi o dia mais frio de 2024 em Porto Alegre, até agora, com 12,6º e com a menor máxima deste ano, 18,3°C.
O fim de semana ainda deve ser de temperaturas mais amenas em função do tempo chuvoso e pela entrada de ar frio de origem polar, por causa da passagem de uma frente fria. Mas outra frente fria, que se forma na segunda-feira vai trazer frio mais intenso ao estado.
A expectativa é de que sejam registrados novos recordes de menores temperaturas entre a terça (14) e a quarta (15).
Geada
Na terça, a fronteira com o Rio Grande do Sul deve experimentar o frio abaixo dos 5°C e condições para geada. Na quarta-feira, a situação se repete na fronteira com o Uruguai, com temperaturas novamente abaixo dos 5°C ao amanhecer.
Além do frio, a chuva
A volta da chuva ao estado intensificou o alerta das autoridades. A previsão é que o volume de chuva no fim de semana supere os 150 milímetros em boa parte do estado.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, as chuvas devem ser mais intensas no Centro-Leste e Nordeste do estado.
A Região Metropolitana de Porto Alegre também deve sofrer com os temporais. Domingo (12) é o dia com maior volume previsto, com acumulados que podem superar os 80 milímetros. Com os temporais esperados para a região de bacias do Guaíba, há possibilidade de o nível voltar a superar os 5 metros.
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222