O Procon Alagoas tem recebido um número considerável de reclamações contra empresas de viagens que fomentam o setor de turismo no estado. De acordo com dados do órgão, somente este ano foram registradas 263 reclamações, sendo 126 de janeiro a junho e 137 de julho a novembro. Com estes números, as empresas de viagens aéreas apresentam predominância nessas estatísticas.
As insatisfações registradas pelos consumidores em Alagoas referem-se à escassez de informações por parte das reclamadas, remarcação solicitada e não realizada, e, principalmente, reembolsos não efetivados.
A resolução nº 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) delibera a transparência de informações por parte da prestadora de serviço ao consumidor. Mediante a qualquer eventualidade, a transportadora está sujeita, em concordância com a lei, a prestar assistência material ao usuário. Caso o cliente não consiga falar com a empresa contratada através dos canais oferecidos, o Procon-AL orienta que o mesmo procure a Anac no aeroporto, acesse o site consumidor.gov ou se dirija ao próprio Instituto.
Ressalta-se a importância por parte do consumidor em atentar-se às tarifas incluídas nos pacotes adquiridos juntos às emrpesas aéreas e entender a diferença entre elas. Bem como, ter em posse o comprovante de compra do serviço.
O Procon-AL dispõe de canais para atender a população alagoana, receber reclamações e realizar denúncias. Caso haja alguma ocorrência, o consumidor pode entrar em contato através de ligações ao 151, mensagens ao WhatsApp (82) 98876-8297 e de forma presencial, mediante agendamento, através do site agendamento.seplag.al.gov.br.
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222