15/01/2024 11:12:02
Brasil
RJ tem bairro alagado e moradores ilhados após temporal que matou 11
O temporal alagou vias e afetou a operação de linhas de ônibus e do metrô no Grande Rio no domingo.
Reprodução
Redação com G1

 Moradores do bairro Amapá, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, foram flagrados caminhando por ruas alagadas na manhã desta segunda-feira (15). Algumas pessoas estavam com o nível de água na altura do peito. Outros subiram nos telhados das casas e acenavam para os helicópteros, pedindo ajuda.

Desde domingo, cidades da Região Metropolitana do Rio sofrem o efeito de fortes chuvas, que provocaram a morte de 11 pessoas. Até a manhã desta segunda-feira, uma mulher seguia desaparecida. As mortes foram causadas por afogamento, descarga elétrica e soterramento. Há possibilidade de mais chuva nesta tarde.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, chegou a decretar situação de emergência na capital. O temporal alagou vias e afetou a operação de linhas de ônibus e do metrô no Grande Rio no domingo. O Hospital Ronaldo Gazolla, na capital, teve o subsolo inundado e ficou sem energia. Alguns concursos e provas marcados para este domingo foram cancelados.

Rio transbordou em Duque de Caxias

Quem vive na região alagada de Duque de Caxias conta que o lugar não estava tomado pela água até a manhã de domingo. No entanto, depois das 13h, a água do Rio Capivari começou a transbordar, tomar as ruas e invadir as casas.

De acordo com o Instituto Estadual do Ambiente, órgão responsável pela gestão de recursos hídricos, devido ao aumento do nível do rio, a água passou por cima das comportas. "Dada a situação da cheia do Rio Iguaçu, as bombas do Canal do Outeiro não dão vazão suficiente da água, uma vez que a mesma é escoada para o mar, que também se encontra em nível alto", diz a nota.

Thiago Pampolha, governador em exercício do RJ, disse em entrevista do Bom Dia Rio que apenas 2 das 5 bombas da Região Metropolitana que deveriam fazer a drenagem em caso de inundação funcionam atualmente.

Pampolha citou ainda que a região também sofre com a ocupação irregular.

Buscas

O Corpo de Bombeiros segue nas buscas por uma mulher que desapareceu após o carro onde ela estava ter caído no Rio Botas na noite de sábado (13). O veículo foi arrastado pela enxurrada na altura da Rua Doze, no bairro Andrade Araújo, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Foram realizados 186 socorros relacionados às chuvas nas últimas 24 horas, segundo os bombeiros.

Desabrigados e desalojados
Segundo Rosângela de Souza Gomes, secretária estadual de Assistência Social, as cidades atingidas pela chuva estão montando uma lista de pessoas desabrigadas e desalojadas que será atualizada ainda nesta segunda-feira.

No entanto, a Prefeitura de Nova Iguaçu já solicitou 50 colchões que serão disponibilizados para moradores afetados pelo temporal nos bairros Amapá e São Bento.

Previsão do tempo
De acordo com a Climatempo, o Estado do Rio de Janeiro pode ter pancadas de chuva à tarde e à noite nesta segunda-feira (15), que deve começar com sol e nuvens.

A Zona Norte da capital e municípios da Baixada estão entre as áreas mais atingidas pelo temporal. Além das mortes, a chuva provocou prejuízos materiais para moradores de vários pontos da Região Metropolitana.

 

 

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Arapiraca Notícia. Todos os direitos reservados.