Os quatro turistas que desapareceram após entrarem em uma caverna no Parque Terra Ronca, em Posse, no nordeste de Goiás, foram encontrados vivos e sem ferimentos. Os amigos tinham sumido depois de entrarem na caverna Terra Ronca 1 sem nenhum guia turístico e apenas com as lanternas dos celulares.
O desaparecimento ocorreu no domingo (30). Segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), os turistas entraram no parque às 14h20 de domingo e conseguiram falar com familiares pela última vez no mesmo dia, por volta das 22h30.
A Semad ainda explicou que não é permitido explorar a caverna sem guias. Segundo o governo, os turistas são:
Alípio Serra Neto, de 62 anos;
Victor Gabriel Alves e Silva, de 24 anos;
Danilo Maia Barcelos, que não teve a idade divulgada;
Gustavo Pereira Leite, que não teve a idade divulgada.
Buscas
De acordo com a instituição, as buscas contaram com quatro equipes compostas por funcionários da Semad, do ICMBio, militares do Corpo de Bombeiros, além de guias, uma brigada comunitária e moradores da região. Também foram utilizados drones, que ajudaram a fazer a varredura das áreas.
"Foi identificada a falta deles ontem 18h, quando anoiteceu e eles não retornaram ao local determinado", explicou o comandante do batalhão dos bombeiros em Posse, Salathyel Gomes Carvalho.
Parque Terra Ronca
De acordo com a Semad, o parque foi criado em 1989 e delimitado em 1996. Ele conta com cavernas, espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção, rios, cachoeiras e sítios ecológicos.
Em 2023, a Semad aprovou o Plano de Manejo Espeleológico do Parque Estadual de Terra Ronca (Peter), um documento que estabelece normas para o zoneamento e uso de cavernas no parque. A estimativa é que no interior do Peter, um dos conjuntos espeleológicos mais importantes da América do Sul, existam mais de 200 cavernas.
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222