Um aluno da Escola Municipal de Educação Básica Maria Augusta Silva Melo, de Olho D’Água das Flores, foi agredido pelo comandante da Guarda Municipal durante uma atividade em um parque de diversões. O fato foi registrado pela população na tarde da última quarta-feira (5), no município do interior de Alagoas.
Os estudantes participavam de uma atividade promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), que levou os alunos para uma tarde de lazer. O estudante se recusou sair de um brinquedo conhecido como “Space Loop”. O chefe da Guarda entrou no local e utilizou a força para retirar o menino.
A Prefeitura Municipal de Olho D’Água das Flores utilizou as redes sociais para emitir uma nota onde repudiou o fato e que está tomando providências cabíveis já estão contra o agente (confira a nota na íntegra abaixo).
Nas imagens é possível ver o guarda puxando o adolescente pelos pés, enquanto ele se agarra nas grades do brinquedo. Com ajuda de outro guarda municipal, o comandante consegue retirar o estudante, jogando ele no chão. Por fim, ele agride o aluno com um chute nas costas.
O comandante da Guarda registrou um Boletim de Ocorrência (B.O) no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de Batalha, informando que realizou a retirada do adolescente após o diretor da unidade escolar chamá-lo, dizendo que havia sido xingado e que o aluno estava impedindo que os demais estudantes tivessem acesso ao brinquedo. No boletim, o guarda informou também que foi xingado e agredido por chutes.
A Polícia Civil informou que o menino foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Arapiraca, acompanhado do Conselho Tutelar, para realizar o exame de corpo de delito. Um inquérito policial foi aberto e o delegado Diego Nunes está à frente do caso.
Nota da Prefeitura
A Prefeitura de Olho d’Água das Flores vem a público expressar sua indignação diante do ato de violência física ocorrido nesta quarta-feira, contra um aluno do município, durante visita ao parque de diversões.
O Governo Municipal deixa claro que não TOLERA QUALQUER FORMA DE AGRESSÃO, verbal ou física, em especial quando praticada por agentes da guarda municipal, à quem cabe o mais importante dever social, que é o de cuidar e proteger.
Vale ressaltar que, agressão, seja física, moral ou verbal, é sempre um ato repudiável, não importando qual seja a razão.
Informamos que as providências cabíveis já estão sendo tomadas contra o agente.
Continuaremos lutando para que tenhamos escolas livres da violência e um ensino público mais justo, humano e igualitário.
Em tempo, nos solidarizamos com a vitima, bem como seus familiares e amigos.
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222