09/12/2021 13:07:22
Cidades
Doações de alimentos para o Mesa Brasil passam de 81 mil quilos em novembro
Itens alimentícios foram destinados a 159 instituições sociais de Maceió e do interior do estado
Divulgação Assessoria
Assessoria

A atuação do Mesa Brasil Sesc contra a fome e o desperdício de alimentos é constante. O programa vai em busca de doações de itens alimentícios e de outros gêneros, mas também recebe os produtos doados em bancos de alimentos localizados em Maceió e Arapiraca. As doações são repassadas para instituições sociais que atendem famílias alagoanas em situação de vulnerabilidade social.

No mês de novembro, o volume de doações de alimentos superou a marca de 81 mil quilos. Nesse período, 186 doadores parceiros contribuíram com a rede de solidariedade do Mesa, garantindo o repasse dos itens alimentícios a 159 instituições sociais da capital e do interior do estado. Os alimentos podem ser não perecíveis ou in natura, desde que estejam em condições seguras para o consumo.

A comunidade Juvenópolis, do Bebedouro, foi uma das instituições beneficiadas com o repasse das doações. A entidade social atende 530 crianças da região, com alimentação para o café da manhã, almoço e jantar, e 150 dependentes químicos em sistema de internato. Quando possível, a comunidade Juvenópolis entrega parte dos alimentos doados a famílias em situação de vulnerabilidade social do Bebedouro e de bairros circunvizinhos.

“O nosso trabalho é voltado a pessoas com remunerações baixas. A maioria não tem direito a receber um salário mínimo. Então, é uma região muito pobre. Estamos atuando há 9 anos e temos e graça de ter como parceiro o Mesa Brasil. O dia que vamos buscar as doações no banco de alimentos é um dia de festa para todos”, relata a coordenadora geral da comunidade Juvenópolis, Vera Lúcia de Amorim.

Além de alimentos, o programa também recebe materiais de limpeza, produtos de higiene pessoal, peças de vestuário, lençóis, roupas, embalagens descartáveis, brinquedos, utensílios domésticos e móveis e eletrodomésticos usados e em boas condições de uso.

Em Alagoas, cerca de 500 doadores, entre atacadistas e varejistas, centrais de distribuição e abastecimento e indústrias de alimentos, produtores rurais, panificadores e feirantes repassam seus excedentes de produção ao Mesa Brasil. Quando chegam aos bancos de alimentos do programa, os alimentos são armazenados, higienizados, refrigerados, embalados, separados e disponibilizados para a retirada.

A FOME É REAL

Até o dia 15 de dezembro, quando acontecerá a finalização da campanha “A FOME É REAL: Seja um doador do Mesa Brasil”, além dos bancos de alimentos do programa em Maceió e Arapiraca, todas as unidades do Sesc serão pontos de coleta de doações. O propósito da campanha é aumentar o volume de doações destinadas ao programa e, consequentemente, o número de famílias em situação de vulnerabilidade social beneficiadas.

E-mail: redacao@diarioarapiraca.com.br
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Arapiraca Notícia. Todos os direitos reservados.