11/02/2023 14:30:33
Cidades
Igreja guarda memória da passagem da comitiva de Dom Pedro II em Arapiraca
Templo religioso foi construído ao lado da "Estrada Real"
Rodrigo Lopes (cortesia)Igreja de São Sebastião é um marco histórico em Arapiraca
Davi Salsa - Tribuna de Alagoas

Dom Pedro II foi o segundo e último imperador do Brasil. Quando o imperador tinha 34 anos, os livros de História contam que, no período de 1855 a 1859, ou seja há mais de 164 anos, o imperador e sua comitiva realizaram extensa viagem ao Nordeste.

O monarca saiu do Rio de Janeiro e de navio seguiu para a Província da Bahia, de onde seguiu para os estados de Sergipe, Alagoas e Pernambuco.

Penedo foi uma das cidades em que Dom Pedro II teve uma predileção especial, com visitas a igrejas, o Paço imperial, Santa Casa de Misericórdia, além de fábricas e prédios públicos para depois seguir viagem até a cachoeira de Paulo Afonso.

Mas pouca gente sabe que Arapiraca, naquela época ainda distrito subordinado, sucessivamente, a Penedo, Porto Real do Colégio, São Brás e Limoeiro, fez parte da rota da comitiva de Dom Pedro II.

A marca da presença do Imperador do Brasil pelo Agreste alagoano ainda está erguida no Sítio Piauí, localizado a 12 km da área urbana de Arapiraca: a Igreja de São Sebastião e a “Estrada Real”.

A via de chão batido preserva até os dias atuais o seu aspecto original da época da passagem da comitiva do Imperador pelo então distrito de Arapiraca, conforme relata o morador Rodrigo Lopes da Costa, que é diretor de Políticas Públicas da Associação de Moradores do Sítio Piauí.

Ele conta que, entre os anos de 1855 e 1859, quando Dom Pedro II visitava Penedo e outras cidades do interior de Alagoas, foi construída uma igreja de taipa para marcar a passagem da Comitiva Real pelo distrito de Arapiraca.

“Com o passar dos anos, a igreja de taipa caiu e anos mais tarde foi construído esse novo prédio religioso para manter viva a história do nosso município”, acrescenta.

Rodrigo Lopes nasceu no povoado e participa das atividades comunitárias em defesa da tradição cultural e religiosa do Sítio Piauí, e da melhoria da qualidade de vida dos moradores de um dos mais antigos povoados do município.

O lugar também faz parte de relevante ponto geográfico de Arapiraca, com a nascente do Rio Piauí, que integra a Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

O manancial abastece a Vila Bananeiras, Sítio Piauí, contribuindo com a agricultura de subsistência em toda a região. Além de Arapiraca, o rio passa pelos municípios de Junqueiro, Teotônio Vilela, Limoeiro de Anadia, Igreja Nova, Penedo, Piaçabuçu, Porto Real do Colégio, São Brás, entre outras cidades do interior de Alagoas.

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Arapiraca Notícia. Todos os direitos reservados.