A Prefeitura de Maceió informou na tarde desta quinta-feira (2) que decidiu manter a realização dos shows e festas de São João. O Ministério Público do Estado (MP-AL) havia recomendado que a capital cancelasse os festejos juninos depois que o Município decretou situação de emergência por causa dos estragos causados pelas chuvas.
O MP informou que a Prefeitura solicitou um novo prazo para se manifestar sobre a recomendação e que uma reunião está marcada para a próxima segunda (6) para discutir os rumos dos festejos juninos na capital.
Contudo, o Município antecipou a sua decisão no início desta tarde, por meio de comunicado no site oficial da prefeitura. O São João de Maceió está marcado para começar no dia 15 de junho.
"A realização das festividades juninas não comprometerá, de forma alguma, iniciativas nem orçamentos provisionados para atendimento a situações que se imponham. Na verdade, contribuirá para aquecer a economia da cidade, com expectativa de movimentar cerca de R$ 100 milhões", diz trecho do comunicado da prefeitura de Maceió
Ainda de acordo com o Município, o São João de Maceió "vai gerar emprego, renda e impulsionar a retomada, em especial dos ambulantes e do setor de serviços e turismo, tão prejudicados pelas medidas restritivas da pandemia".
A programação na capital alagoana tem confirmados shows de Xand Avião, Luan Santana, Elba Ramalho, Safadão, Thiaguinho, Alok, Bruno e Marrone e Gusttavo Lima (veja as datas e os locais dos shows).
Para o MP, entretanto, "não é compatível a realização de eventos em uma cidade que decretou situação de emergência em razão das chuvas. O que fere o princípio constitucional da razoabilidade", diz trecho da recomendação.
O Município alega que, como contrapartida à realização das festividades, será realizado o "Massayó Solidário", uma ação para arrecadar alimentos, agasalhos e roupas para os desabrigados não só de Maceió, mas para outras cidades alagoanas.
Cidades que cancelaram as festas juninas
As chuvas em Alagoas provocaram deslizamentos, desabamentos, alagamentos e inundações, causando 4 mortes, uma delas na capital. Por conta dos danos causados, 33 municípios decretaram situação de emergência.
Diante da situação, 11 prefeituras já anunciaram o cancelamento das festividades de São João:
Arapiraca
Barra de Santo Antônio
Coruripe
Rio Largo
Marechal Deodoro
Santa Luzia do Norte
Roteiro
Feliz Deserto
Jequiá da Praia
Satuba
São Miguel dos Campos.
Fonte: G1
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222