Um objeto interestelar caiu na Terra, em 8 de janeiro de 2014, no Oceano Pacífico. O feito histórico antes era um boato investigado por cientistas, mas foi finalmente confirmado pelo Pentágono, o alto-comando militar dos Estados Unidos, em um memorando oficial.
O relatório do Comando Espacial, anteriormente secreto, registrou uma bola de fogo na costa de Papua-Nova Guiné. O impacto provavelmente espalhou outros detritos na região, segundo o registro.
O impacto marca a primeira queda de um objeto de fora do Sistema Solar no planeta. Retroativamente, é também o primeiro objeto do tipo a passar pelo nosso sistema planetário — antes do registradíssimo Oumuamua, visto no final de 2017.
O objeto tinha cerca de 0,45 m e viajou até o planeta a 210.000 km/h. A hipótese de que o impacto fora causado por um objeto interestelar não é inédita, e já fora investigada por dois pesquisadores de Harvard — que publicaram um artigo sobre a possibilidade em 2019.
"Uma coisa que vou verificar (...) é se é possível vasculhar o fundo do oceano na costa de Papua Nova Guiné e ver se conseguimos algum fragmento [do objeto]", disse Amir Siraj, pesquisador de Harvard e um dos autores do estudo, em entrevista ao site Vice.
Apesar da esperança, ele reconhece que procurar pedaços pequenos de material rochoso no fundo do oceano não é das tarefas mais fáceis.
O estudo de Siraj e do orientador dele, Avi Loeb, ainda não foi revisado cientificamente porque a descoberta estava cercada da burocracia e dos segredo do alto escalão do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.
Com o tweet que confirma a descoberta, o caminho está aberto para a revisão do artigo da dupla.
Avi Loeb, por sua vez, deve ir mais longe nos estudos de objetos do tipo. Ele é um pesquisador de óvnis da universidade e já disse que alienígenas visitaram nosso sistema solar no Omuamua. Relembre os detalhes da declaração abaixo!
Fonte: R7
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222