Mesmo no fim do ano, 2020 segue sendo atípico. Pela primeira vez desde a Idade Média, os habitantes da Terra vão poder observar Júpiter e Saturno se alinharem a ponto de parecerem um planeta duplo. O fenômeno poderá ser observado na noite de 21 de dezembro, logo após o pôr do Sol.
Se as condições climáticas se mostrarem favoráveis, o raro evento astronômico poderá ser visto de qualquer parte do mundo, especialmente em regiões próximas ao Equador. Segundo Patrick Hartigan, astrônomo da Rice University, para a maioria dos observadores de telescópio, cada planeta e várias de suas maiores luas estarão visíveis no campo daquela noite.
– Você teria que voltar até um pouco antes do amanhecer de 4 de março de 1226 para observar um alinhamento mais próximo entre esses objetos visíveis no céu noturno – afirmou, incentivando os observadores a não perderem a chance.
Hernando Guarín, diretor da Rede Colombiana de Astronomia, explica que o fenômeno é tão excepcional devido ao movimento dos três planetas.
– A Terra leva um ano para dar volta no Sol; Júpiter leva 12 anos e Saturno, 30 anos. Isso torna difícil que o fenômeno aconteça com regularidade – informou em entrevista à BBC.
Após 2020, a conjunção entre Júpiter e Saturno só acontecerá da próxima vez no dia 15 de março de 2080. Depois disso, a dupla só fará uma aparição semelhante em 2400.
Fonte: Pleno News
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222