Já pensou chegar em um supermercado para comprar ovos de codorna e ser surpreendido com os filhotes da ave dentro da cartela? Foi isso que aconteceu com os funcionários e clientes de um supermercado na cidade de Campo Maior, a 84 km de Teresina.
O nascimento dos filhotes aconteceu no dia 21 de setembro, por volta das 16h. No entanto, o caso só ganhou repercussão nesta semana.
O gerente do comercial Preço Bom, Fábio Gomes, conversou com o Portal ClubeNews e falou sobre a situação. Do dia do nascimento, ele lembra que era uma tarde considera “muito quente”, típica dessa época do ano, no chamado “B-R-O Bró”, quando o Piauí vivencia as temperaturas mais quentes do ano.
“Nesse dia, como nos outros, estava muito quente e só restava essa cartela. O Manoel, meu assistente, que escutou os piados. Nasceram quatro filhotes, dois morreram na mesma tarde; e os outros dois levei para o fornecedor dos ovos. Depois, (ele) me disse que as duas morreram no dia seguinte”.
O Portal ClubeNews conversou com um especialista para entender as possíveis causas do nascimento dos filhotes.
O médico veterinário, Anísio Neto, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Piauí, explica que em temperatura próxima a 37,5º, já é suficiente para chocar um ovo. E, nessa época do ano, é comum o estado do Piauí alcançar temperaturas próximas a esta, dentro de estabelecimentos.
O especialista ressalta que o nascimento decorre de fatores como temperatura e acondicionamento dos ovos. O tempo de eclosão tem duração aproximada de 17 dias, dentro de uma temperatura constante e próxima a 37ºC.
Em relação às codornas, Anísio Neto esclarece que existem os ovos fecundados, os quais, podem levar ao nascimento dos filhotes.”O ovo não embrionário tem um tempo maior de prateleira e não gera filhotes. As codornas não precisam de macho para pôr os ovos. A produção adequada de ovos de codorna, precisa ter cuidados com manejo, condicionamento e sistema de refrigeração do local para gerar melhor qualidade do produto final”.
Quase um mês depois do nascimento dos filhotes, o gerente do comércio guarda a cartela dos ovos. Ele conta que o produto é uma prova do fato inusitado que aconteceu no local.
“O povo me pergunta se é verdade ou mentira o nascimento das codornas aqui no meu comércio. Eu digo que é verdade, sim, porque eu e meu assistente Manoel presenciamos. Ele escutou o piar das codornas e eu fui lá, levei o celular e gravei o exato momento que abri a cartela. Ainda guardo aqui a cartela. Você vê que tem quatro ovos quebrados, onde elas nasceram. Muito quente aqui, B-R-O BRÓ de Campo Maior chegou aos 40ºC”.
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222