O fazendeiro brasileiro João Marinho Neto, de 112 anos, é agora o homem mais velho do mundo. Antes dele, havia o britânico John Tinniwood, com a mesma idade mas com alguns meses a mais, que morreu ontem.
Nascido em 5 de outubro de 1912, em Maranguape, no Ceará, Neto passou a vida no campo. Trabalhou com gado e colheita de frutas. Para o filho, o segredo de uma vida tão longa está na alimentação: sempre saudável e distante dos produtos industrializados.
Atualmente, o homem mais velho do mundo mora em um lar de idosos em Apuiarés, município a 118 km de Fortaleza. O filho Marcos Vinícius, de 40 anos, está sempre por perto.
De acordo com Marcos, o pai segue saudável, sem colesterol elevado nem hipertensão ou diabetes. “Não toma nenhum tipo de medicação”, afirmou. “A única medicação que estava tomando, e terminou há poucos dias, foi uma vitamina [para anemia] somente. Mas se alimenta bem e dorme bem.”
Para Marcos, o segredo da longevidade do pai está na alimentação à base de frutas, legumes e verduras sem agrotóxicos nem aditivos industriais.
“Ele come muita coisa pura, frutas sem veneno, e também rapadura com queijo, ovo com farinha, feijão com cuscuz. Essas comidas sem usar nenhum tipo de veneno, comida feita naturalmente na roça. Acho que é por isso que ele tem essa saúde que ele tem.”
Apesar das dificuldades próprias da idade avançada, Seu Neto segue lúcido e ativo. “É um pai muito carinhoso, muito compreensivo, dedicado. Ele é super gente boa demais”, afirmou Marcos.
Segundo o filho, embora o pai esteja com problemas de visão, ainda consegue conversar bem e demonstrar estar com a memória bastante preservada.
“Quando eu chego lá, eu falo com ele. Como ele não enxerga, ele me conhece pela voz, e a alegria dele. Ele dá aquela risada e diz: “Meu filho chegou” e dá uma risada”, contou Marcos.
Seu Neto foi casado duas vezes, a primeira com Josefa Albano dos Santos, que morreu em 1994. Com ela, teve quatro filhos. Depois, casou com Antonia Rodrigues Moura com teve mais três filhos. Já são 22 netos, 15 bisnetos e três tataranetos.
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222