30/08/2022 17:18:27
Curiosidades
Rebites ou parafusos? Entenda o que muda em cada um deles e como se complementam
Devido à sua capacidade de fixação são utilizados em diversos processos industriais
ReproduçãoRebites ou parafusos? Entenda o que muda em cada um deles e como se complementam
Reprodução

Com o desenvolvimento da tecnologia industrial, os elementos de fixação industrial também precisam ser atualizados constantemente e com isso, é comum que algumas dúvidas surjam mesmo a respeito dos elementos mais tradicionais de fixação como as porcas rebites e os parafusos. Você conhece as diferenças, por exemplo, entre um e outro? Continue lendo e descubra.

O que são porcas rebites de fixação industrial?

As porcas rebites de fixação industrial de fixação industrial são uma das formas de fixação mecânica mais utilizadas em processos industriais, devido à capacidade de prover roscas com elevada resistência mecânica em peças metálicas de forma rápida, fácil e segura. Não apresentam possibilidade de reutilização e podem ser aplicados com o auxílio de ferramentas de fixação, como uma rebitadeira.

Existem vários tipos de rebites de fixação industrial, cada um adequado a um determinado tipo de fixação, mas é possível dizer que as as porcas rebites são as mais utilizadas. As porcas rebites possuem características diferentes e podem ser aplicadas em diversas situações, de acordo com a natureza da aplicação. Existem porcas rebites com corpo cilíndrico, sextavado e meio sextavado; com cabeça plana ou cabeça fina; furo passante e fechado além das diversas variações de materiais de fabricação e acabamentos.

Devido à sua capacidade de fixação, as porcas rebites ou rebites roscados, como também são chamados, são utilizados em diversos processos industriais, como a fabricação de peças metálicas, a montagem de estruturas metálicas e a fixação de motores elétricos, por exemplo.

O que são os parafusos?

Desenvolvido em 428/350 AC pelo matemático grego, Archytas of Tarentum, os parafusos tiveram sua primeira versão em metal desenvolvida apenas no ano de 1400, na Europa, porém foi só depois da Revolução Industrial do século XVIII, que finalmente passaram a ser utilizados em larga escala.

Apesar de existirem diferentes tipos de parafusos, todos eles são utilizados com a finalidade de unir elementos que podem ser separados posteriormente por meio da remoção do parafuso. A característica principal desse elemento é uma haste contínua em espiral que é fixada em uma base superior chamada de cabeça.

E como esses dois elementos de fixação se complementam? Em chapas metálicas de baixa espessura, dificilmente um parafuso por si só poderá garantir uma fixação com elevada resistência. É neste momento que o rebite roscado entra em cena. O rebite roscado será o responsável por prover um alongamento dos filetes de rosca em uma chapa metálica de baixa espessura, rosca que não seria possível fazer na própria chapa metálica. Logo, a rosca do parafuso utilizado para montagem do componente ficará instalada em um número maior de filetes de rosca do rebite roscado, provendo elevada resistência mecânica e segurança ao seu produto.

Além disso, os rebites roscados são aplicados por meio de pressão e ferramentas específicas de fixação, como as rebitadeiras. Ao passo que os parafusos são aplicados por meio da rotação e da força do atrito que gera o aperto na peça. Além disso, os parafusos podem ser removidos e colocados novamente em qualquer momento.

E-mail: redacao@diarioarapiraca.com.br
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Arapiraca Notícia. Todos os direitos reservados.