31/01/2020 10:28:08
Economia
Confira os documentos necessários para o INSS destravar a aposentadoria
500 mil segurados precisam cumprir exigências para ter o pedido concluído, segundo o instituto
Rivaldo Gomes/FolhaPress500 mil segurados precisam cumprir exigências para ter o pedido concluído, segundo o instituto

 O INSS afirma que aguarda cerca de 500 mil segurados entregarem documentos para destravar a análise dos seus pedidos. De acordo com advogados consultados pelo Agora, entre as exigências principais do instituto estão a apresentação da carteira de trabalho e do PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário).

O primeiro documento é o que comprova as contribuições ao INSS e o segundo é fundamental para que o trabalhador em atividades nocivas à saúde consiga o direito ao tempo especial.

A solicitação de documentos extras tem ocorrido meses depois do pedido do benefício e outros meses mais podem ser necessários para a análise ser concluída.

Entre os casos analisados pela reportagem com o escritório ABL Advogados está o de uma segurada que conseguiu a concessão da sua aposentadoria por tempo de contribuição após dois cumprimentos de exigências.

Na primeira vez, dois meses após o requerimento inicial, o INSS solicitou um PPP e o comprovante dos pagamentos feitos em atraso.

Após fornecer estes documentos, a segurada recebeu outra carta, exigindo a entrega de mais um PPP e a apresentação de seu RNE (Registro Nacional de Estrangeiros) e de suas carteiras profissionais. Só então, no último dia 22 de janeiro, teve a aposentadoria concedida. Seis meses após o requerimento inicial.

Já outro segurado pediu a aposentadoria por tempo de contribuição em julho de 2019 e foi notificado em outubro pelo INSS para apresentar o PPP original e a procuração com documentos do seu advogado.

O cumprimento da exigência foi feito em 14 de outubro, cinco dias após a notificação, mas a análise do pedido ainda não foi concluída pelo INSS.

Desde 15 de agosto de 2019, o segurado tem até 75 dias para cumprir as exigências nos pedidos de concessão de benefício. Caso não se manifeste no prazo, seu requerimento pode ser cancelado por desistência.

Como cumprir as exigências

Dos quase 2 milhões de benefícios na fila de análise do INSS há mais de 45 dias, cerca de 500 mil estão aguardando a entrega de documentação do segurado para serem analisados

Quando solicitada, como cumprimento de exigências, a documentão extra deve ser providenciada e entregue o mais rápido possível, para que o processo volte a ser analisado e não seja extinto

Fique atento!

Desde 15 de agosto de 2019, a regra para o cumprimento de exigências mudou

O INSS determinou que o segurado terá até 75 dias para cumprir as exigências nos pedidos de concessão de benefício

Caso não se manifeste no prazo, poderá ter a aposentadoria ou a pensão canceladas por desistência, sem que haja análise do pedido

Documentos requisitados para a liberação do benefício

Carteira de trabalho

Extrato do FGTS

PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) original

Comprovante de pagamento das guias que foram quitadas com atraso

RNE (Registro Nacional de Estrangeiros)

Comprovante de pagamento de complementação de valores para quem recolheu abaixo do valor devido

Procuração e documento do advogado

Fonte: UOL

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Arapiraca Notícia. Todos os direitos reservados.