Em visita à Mineradora Vale Verde (MVV), localizada no município de Craíbas, nesta quarta-feira (17), o governador Paulo Dantas, reforçou a parceria com o setor produtivo da indústria extrativa mineral em Alagoas.
Durante a agenda, o governador acompanhou de perto as operações da mina e conversou com os trabalhadores sobre os desafios e oportunidades do setor. Paulo também se reuniu com representantes da empresa Vale Verde para discutir os planos para o futuro da mineradora na região.
"Saio impressionado e satisfeito, e reafirmo que o Governo de Alagoas é parceiro do setor produtivo. Destaco a importância da Vale Verde no ponto de vista econômica para essa região e para Alagoas. Está gerando muitos empregos, o que fortalece o nosso PIB. Os eixos de vocês são conectados com o que há de mais moderno. Trouxe aqui meu secretariado e isso simboliza que o governo está de portas abertas para a mineradora", afirmou o governador
Primeira mineradora de metais básicos de Alagoas e o maior investimento privado dos últimos dez anos no estado, a unidade de beneficiamento de cobre da Mineração Vale Verde foi inaugurada em 2021 em Craíbas, no Agreste alagoano. A planta, instalada nos últimos três anos, recebeu cerca de R$ 1 bilhão em investimentos e vem gerando 1200 empregos diretos, beneficiando mais de 4 mil famílias.
Com incentivos do Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado de Alagoas (Prodesin), a Vale Verde operará por pelo menos mais 10 anos, e estima uma produção de 50 mil toneladas de concentrado de cobre por ano.
O CEO da mineradora, Paulo Castellari, agradeceu a confiança do Governo do Estado, e relatou que, nos mais de 30 anos de carreira, Alagoas foi o estado com melhor relação de colaboração.
"Falo com toda sinceridade que esse foi um dos projetos mais interessantes que fiz. Aqui foi onde tivemos mais suporte da comunidade, dos municípios e dos governantes. Esse foi o melhor projeto que podemos interagir com eficiência".
A MVV deu início ao transporte de minérios através do Porto de Maceió em setembro de 2022. A previsão da empresa é que, a cada dois meses, os navios venham buscar o concentrado de cobre em Alagoas. O minério da Mina Serrote servirá de insumo para a nova revolução energética, contribuindo para a descarbonização do planeta, movimentando a economia do estado e colocando Alagoas como uma unidade da federação preocupado com a sustentabilidade.
Os secretários Vitor Pereira (Segov), Renata Santos (Sefaz), Gino César (Semarh), Adaelson Correia (Sedics) e Lucas Canuto (Conedes), além do presidente do IMA, Gustavo Lopes, acompanharam o governador na visita.
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222