A Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) desempenhou um papel fundamental durante a reunião realizada na última segunda-feira (18). O encontro foi organizado para discutir sobre o novo projeto de expansão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Convocado pelo reitor Josealdo Tonholo, o momento reuniu prefeitos do interior do estado. A ideia é que a unidade sejam construída entre os municípios de Campo Alegre e Teotônio Vilela.
O futuro campus, intitulado Tabuleiros do Sul, visa atender estudantes das cidades de Campo Alegre, Anadia, Teotônio Vilela, Junqueiro e Boca da Mata, entre outros.
Segundo Taciane Melo, vice-presidente da Fundação, o novidade representa uma inovação gradual para a região.
"A proposta do campus Tabuleiros do Sul tem o potencial de impulsionar uma região estratégica do estado, que carece de ensino superior e pesquisa. Estamos falando de um benefício para mais de 170 mil habitantes da região, que serão diretamente impactados com a implementação desta iniciativa pela Ufal", ressaltou ela.
Para a Fundepes, a interiorização da Ufal não apenas representa a chegada de uma instituição renomada de ensino superior, mas também amplia as oportunidades de formação e especialização em diversas áreas.
Com a presença da universidade na região, os estudantes locais terão acesso facilitado aos cursos de graduação, pós-graduação e atividades de pesquisa, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico e socioeconômico da comunidade.
Além disso, como destacou a Fundepes, a presença da instituição pode estimular o surgimento de iniciativas empreendedoras e valorizar o capital humano, fortalecendo a economia local e fomentando o desenvolvimento regional.
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222