Já estão abertas as inscrições para o Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2020. Gestores e professores de escolas da Educação Básica pública de qualquer etapa - Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio - podem realizar o cadastro até o dia 15 de agosto por meio do site. A novidade deste ano é que, agora, além dos diretores, os professores também serão premiados.
A iniciativa é promovida pelo Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) em conjunto com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e visa reconhecer experiências de gestão escolar significativas e inovadoras que conseguiram dar continuidade à aprendizagem dos estudantes durante o período da pandemia do coronavírus.
A superintendente da Rede Estadual de Ensino, Roseane Vasconcelos, ressalta a importância do prêmio. “Ele reconhece as práticas existentes nas escolas. E mostrar à sociedade o que a escola tem feito em prol da aprendizagem do aluno é gratificante. Eles conseguem encontrar soluções neste período, mesmo com as restrições provocadas pela pandemia”, relata.
Como participar - Para participar, a equipe escolar composta por um gestor, um coordenador e quatro professores - de preferência um por área, quando for o caso – deve preencher o cadastro da escola no site enviando relato de experiência sobre as soluções encontradas pela escola para dar continuidade às atividades escolares durante o afastamento social.
Além de o relato, cada unidade deve cadastrar elementos que comprovem as ações, como vídeos e fotos para enriquecer a sua proposta. Para isso, é preciso enviar a documentação, por meio do sistema, no prazo determinado para que não ocorra a eliminação.
O processo de seleção das escolas inscritas se dará em três etapas: 1ª Etapa -Estadual; 2ª Etapa - Regional e 3ª Etapa - Nacional.
O prêmio – O Prêmio Gestão Escolar contempla projetos eficientes e inovadores de gestão na Educação Básica da rede pública de todo o país. Desde 1998 sendo realizado nessas duas últimas décadas, participaram do projeto cerca de 40 mil inscrições de escolas que já foram registradas e mais de 8 milhões de estudantes beneficiados com os projetos implantados pelos diretores inscritos.
Em 2017, a Escola Estadual Pedro Joaquim de Jesus, de Teotônio Vilela, foi a vencedora da etapa estadual do prêmio. “Receber o reconhecimento por um trabalho feito com amor, que busca humanizar a escola, evidenciar o protagonismo juvenil e afastar os jovens da vulnerabilidade social é maravilhoso”, diz a diretora Fátima Pimentel.
Cronograma – Confira abaixo o cronograma do Prêmio Gestão Escolar:
-16/06/2020: Publicação do Regulamento e Lançamento Institucional do PGE;
-16/06 a 15/08/2020: Período de inscrições, exclusivamente online;
-15/08 a 31/08/2020: Constituição dos Comitês Estaduais de Avaliação e Reunião Técnica com os coordenadores;
-01/09 a 30/09/2020: Avaliação das inscrições pelos Comitês e seleção das 81 escolas indicadas pelos Estados e Distrito Federal;
-01/10 a 15/10/2020: Avaliação do Comitê Nacional seleciona das 27 escolas Referência Estadual;
-15/10 a 30/10/2020: Avaliação do Comitê Nacional e seleção das 5 escolas finalistas da Etapa Regional;
-30/10/2020: Divulgação das cinco escolas finalistas;
-1/11 a 20/11/2020: Visita Técnica às 5 escolas finalistas - validação e produção de relatórios técnicos e votação pela Coordenação Nacional do PGE.
-10/12/2020: Realização a Cerimônia de Premiação com anúncio da escola “Referência Brasil”.
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222