Quando finalmente os alunos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de Palmeira dos Índios terão as aulas retomadas, depois de um longo período ausentes em virtude da pandemia da covid-19, passa a surgir um novo obstáculo: transporte. Desta vez, o que pode afetar as aulas é a liberação de transporte por parte da Prefeitura de Arapiraca.
De acordo com os estudantes, essa luta não é de hoje, e sim desde outubro de 2020, quando alguns alunos voltaram a estudar para ter aula de laboratório.
O próprio Ifal enviou ofício para a Prefeitura de Arapiraca, relatando a situação e pedindo transporte, mas não obteve resposta.
Como o retorno das aulas 100% presencial no Ifal está marcado para ocorrer na próxima segunda-feira, 09 de fevereiro, mais uma vez o Ifal enviou nota para a Prefeitura e os mais de 150 estudantes entraram em contato com o órgão municipal para solicitar o ônibus para o deslocamento entre as cidades de Arapiraca e Palmeira dos Índios, e de novo não tiveram sucesso em suas demandas.
“Falamos com as secretarias de Gestão e de Educação, e o próprio prefeito, Luciano Barbosa, está ciente da nossa situação. No dia 18 de janeiro a secretária de Educação, Ivana Carla, se comprometeu com a gente, em reunião, afirmando que teria transporte, ao menos dois ônibus. Ela chegou a dizer que o custo do ônibus era um valor ínfimo, que não comprometia os gastos da prefeitura. Porém, em nova reunião no último dia 1º, terça-feira, ela recuou e disse que não havia como nos fornecer transporte”, desabafou uma aluna que preferiu não se identificar.
Os estudantes afirmam que já procuraram a Defensoria Pública e a Prefeitura de Arapiraca foi intimada a prestar esclarecimentos sobre o caso. “É um descaso o que a prefeitura está fazendo com os estudantes. Segunda-feira inicia o período de aula e não sabemos como vamoso chegar no Ifal. Precisamos estudar, porém não temos condições de pagar transporte complementar. Uma passagem de van de Arapiraca para Palmeira dos Índios é R$ 12,00, ou seja, R$ 24,00 diariamente,” lamentou lamentou uma pessoa.
Em nota, a Prefeitura de Arapiraca de Arapiraca afirmou que está aguardando a votação do orçamento de 2022 por parte da Câmara Municipal de Vereadores para que assim os ônibus sejam disponibilizados. A alegação da Prefeitura foi contestada pelos estudantes do Ifal. “Fomos na Câmara no dia 1º de fevereiro e conversamos com o presidente de lá, o vereador Thiago ML. Ele nos informou que a votação do orçamento não justifica a não disponibilização do transporte, até porque a licitação da empresa de ônibus de Arapiraca é válida até o dia 08 de março, o que foi informado pela própria secretária de gestão municipal.
Veja a nota da Prefeitura
A Prefeitura de Arapiraca informa que está aguardando a aprovação do orçamento de 2022 pela Câmara Municipal para poder realizar a contratação dos ônibus que realizam o transporte dos arapiraquenses que estudam no Ifal de Palmeira dos Índios.
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222