Será que todos sabem o que é o lúdico na educação infantil? Estamos falando nesse caso da conexão entre o ensino às brincadeiras e jogos.
O método, que é usado desde a antiguidade, tem como propósito divertir as crianças, transformando o processo educacional em um momento de prazer e bem-estar. Para colocar o conceito em prática, os pais e educadores podem usar brincadeiras, jogos, livros infantis, histórias e uma série de outros mecanismos essenciais para potencializar o processo de aprendizagem.
O principal objetivo de uma abordagem lúdica é que a criança consiga captar os ensinamentos propostos pelos educadores de uma forma leve e prazerosa.
Despertar o interesse nos pequenos é fundamental para que ela foque sua atenção no que está sendo ensinado, porque a aprendizagem só tem de fato uma eficácia comprovada quando o aluno consegue assimilar os conhecimentos que estão sendo passados.
Porém, imagine que em uma sala de aula todas as disciplinas são ensinadas para os alunos com o mesmo formato, sem uma abordagem personalizada para cada conteúdo. Certamente, o processo de aprendizagem será mais difícil.
Se focar a atenção em aulas assim já é difícil para os adultos, imagine para quem está dando os primeiros passos na vida escolar. Complicado, não? Neste contexto, a abordagem lúdica nas instituições de ensino atua como um facilitador dentro de um processo de aprendizagem.
De acordo com Airton da Silva Negrine, uma das principais referências em abordagem lúdica na esfera educacional, as atividades que envolvem brincadeiras ajudam no desenvolvimento global da criança e afetam as dimensões inerentes à inteligência, afetividade, motricidade e sociabilidade.
Além disso, o lúdico permite que a criança estabeleça relações lógicas, compreenda conceitos, crie novas percepções. A abordagem lúdica na educação infantil permite que a criança adquira conhecimento empírico e, ao mesmo tempo, crie relações sociais que são essenciais para o desenvolvimento delas.
Ensinar brincando é uma excelente maneira de compartilhar o aprendizado, não só para educadores, mas pode ser aplicado também por pais nos momentos em família. Confira algumas formas de aplicar esse método de ensino!
Os livros infantis são importantes aliados do conhecimento e da educação até mesmo para crianças que ainda não sabem ler. Não precisa ser nada muito mirabolante para que a leitura traga vários benefícios como:
Os jogos auxiliam nas interações cognitivas, sensoriais, motoras e psíquicas, ensinando a criança a ter conhecimento de si mesma e dos outros.
Um jogo lúdico tem como diferencial ser motivador, divertido e positivo. Além disso, é essencial que a criança não se sinta obrigada a jogar, mas que seja algo voluntário, divertido e que seja suficiente para ela participar.
Confira na sequência alguns exemplos de jogos que desenvolvem diferentes habilidades!
A arte potencializa a comunicação oral e a interação. Alguns exemplos de manifestações artísticas a serem exploradas são as pinturas, gravuras, desenhos, contatos com filmes, músicas e outros.
Esse tipo de conhecimento lúdico ajuda a consolidar novas visões de vida para os pequenos, além de desenvolver seu senso estético na busca pela harmonia e compreensão de mundo.
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222