Duzentos e setenta e oito escolas da rede estadual escolheram nesta segunda-feira (18) os gestores escolares para o biênio 2024-2025. O procedimento acontece nas 13 Gerências Especiais de Educação (GEE) em todo o estado. Cerca de 330 mil votantes entre estudantes, pais/responsáveis, professores e servidores fizeram questão de comparecer a este momento, fortalecendo a gestão democrática.
“O processo de escolha do gestor escolar por meio da consulta pública é importantíssimo na garantia de uma gestão participativa onde toda a comunidade escolar tem direito de fazer a escolha da pessoa que, por dois anos, vai liderar a unidade de ensino. Esse ano, com a mudança na legislação, a Seduc garantiu o curso de formação inicial para quem desejava ser gestor e, também, pela primeira vez, temos as escolas indígenas participando desse processo”, conta Cristiane Souza, gerente de Acompanhamento e Assistência à Gestão da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e integrante da Comissão Central da Consulta Pública de Gestores.
Durante todo o dia, a comunidade escolar esteve mobilizada para escolher seus representantes. Na Escola Estadual Moreira e Silva, no Cepa, a votação começou às 8h e contou com a participação efetiva de toda a comunidade escolar.
Com seus filhos matriculados na instituição e comprometidas com a oferta do ensino e aprendizagem dos filhos, Simone Cavalcante Ferreira e Josefa Maria Lima fizeram questão de participar da consulta. “Importante acompanhar e participar desta escolha, buscando sempre o melhor para a escola. Os pais não devem deixar de participar deste momento”, garante Simone.
Reiterando a importância desta fase, dona Josefa deixou seus afazeres para garantir sua escolha. “As minhas filhas amam esta escola e estou aqui por elas. Parei tudo para estar aqui hoje e fazer valer meu voto”, confidencia.
Professores e estudantes também destacaram a importância da consulta pública.
“Este é um momento muito importante onde podemos contribuir com a democracia na sociedade e no setor educacional. Sinto que estou exercendo meu direito e contribuindo com a educação para todos”, frisa o professor Deives Cidrim.
Aluna da 3a série do ensino médio, Stephany Nascimento diz que a consulta pública oportuniza a todos terem voz. “É a valorização de todos que fazem a escola”, afirma.
Resultado
Conforme o edital, o resultado final deve ser publicado no Diário Oficial do Estado a partir do dia 2 de janeiro de 2024.
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222