Eleitores do Rio Grande do Sul com deficiência auditiva que tiverem dificuldades de se comunicar podem, a partir das eleições deste ano, solicitar o auxílio de um intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais). A medida foi divulgada pelo TRE-RS (Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul).
O serviço, oferecido após a contratação de uma empresa especializada, é de iniciativa do “Comitê Valor Público: Núcleo Socioambiental e de Acessibilidade” e funcionará a partir de uma ligação por vídeo.
Quando a função é solicitada, o mesário ou integrante da equipe da seção eleitoral ligará para a Central de Libras, que iniciará a chamada de vídeo com o intérprete.
As seções do Estado gaúcho terão o contato com a Centra de Libras a partir do telefone (51) 99511-0746.
Outra mudança facilitadora aos portadores de deficiência será o recurso que permite que as pessoas com deficiência visual ouçam o nome do candidato após digitar o número na urna eletrônica.
Esta é a primeira vez em que o Brasil terá nas eleições a tecnologia de sintetização de voz, que permite que o texto seja transformado em som na máquina.
Fonte: R7
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222