Apesar de outros municípios alagoanos terem solicitado a presença de tropas federais para reforçar a segurança no dia das Eleições, neste domingo (2), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou o exército apenas para as cidades de Satuba e Pilar, localizadas na Região Metropolitana de Maceió. A tropa saiu na tarde deste sábado (1) em direção às cidades.
A Justificativa para o envio das tropas é o histórico de conflito existente nessas duas localidades em relação às disputas políticas.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, havia autorizado o envio das tropas para as duas cidades no dia 6 de setembro após receber o requerimento aprovado pelos desembargadores que integram o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AL). Pela regra, o envio da Força Federal é autorizada pelo TSE.
No dia 15, o juiz eleitoral da 8ª Zona, Luciano Andrade de Souza, esteve com representantes do Exército Brasileiro para tratar da segurança nos dois municípios.
O encontro foi requisitado pelo tenente-coronel Rodrigo de Almeida Paim, comandante do 59º BIMtz [Batalhão de Infantaria Motorizado], e contou com a presença do promotor Sílvio Azevedo Sampaio, da 8ª Zona Eleitoral; da chefe de cartório Adelaide Matias; e de militares que atuarão no planejamento e logística da segurança nos dois municípios.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) havia indeferido nessa sexta-feira (30) o pedido do envio de tropas federais para os municípios alagoanos de São Sebastião, Junqueiro, Teotônio Vilela, Campo Alegre e Matriz de Camaragibe. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) chegou a justificar a necessidade de reforço da segurança para o dia da votação, em decorrência do acirramento político, mas acabou rejeitado pelo TSE.
Fonte: Gazetaweb
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222