A menos de duas semanas das eleições, eleitores de Alagoas estão recebendo um e-mail informando sobre o suposto cancelamento provisório do título eleitoral. O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) esclareceu nesta terça-feira (20) que trata-se de uma tentativa de fraude.
O TRE informou que a Justiça Eleitoral não encaminha nenhum email avisando sobre o cancelamento do título eleitoral.
Conhecida como “phishing”, a tentativa de fraude acontece quando o eleitor recebe um e-mail que contém links ou arquivos maliciosos. O objetivo é obter ilegalmente informações pessoais, como número da identidade e senhas bancárias.
O e-mail está sendo encaminhado através de endereço eletrônico falso, como se fosse do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e contém um número de processo inexistente.
“Toda eleição é a mesma coisa. Pessoas mal intencionadas tentam conseguir dados pessoais dos eleitores enviando informações falsas através do e-mail ou dos aplicativos de mensagens. A engenharia social utiliza mensagens que acionam gatilhos emocionais para convencer os usuários a clicar e efetivar a fraude", alerta a assessora de comunicação do TRE de Alagoas, Flávia Gomes de Barros.
O TRE ressalta que o eleitor nunca deve repassar informações como número do título, do CPF, da identidade ou endereço.
Por se tratar de uma tentativa de fraude digital, o TRE orienta que a denúncia seja formalizada em uma delegacia especializada em crimes cibernéticos.
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222