Itziar Castro morreu aos 46 anos na madrugada da última sexta-feira (8). A atriz espanhola era conhecida por interpretar Goya Fernández na série de televisão criminal espanhola Vis a Vis. Ela ainda tinha em seu currículo o filme Peles, de Eduardo Casanova, e a série One Way or Another.
A morte foi confirmada pela agência da atriz. Apesar da causa ainda não ter sido divulgada, existe uma suspeita de que ela tenha sido ocasionada por insuficiência cardíaca. Ela passou mal na piscina coberta de um hotel em Lloret de Mar, na Espanha.
Castro participava do ensaio de Um Mundo de Fantasia, um espetáculo de natal de nado sincronizado preparado pelo clube de natação Kallipolis, dirigido pela ex-nadadora Anna Tarrés. Os médicos tentaram reanimá-la, mas ela morreu. A autópsia deve confirmar a causa da morte.
Famosos lamentaram a morte de Castro, entre eles Antonio Banderas. "Devastado pela morte de Itziar Castro. Cara amiga, você está nos deixando muito cedo", lamentou o ator espanhol. O cantor Sebastián Yatra também postou uma homenagem à atriz.
"Amiga, meu coração dói ao ver você partir, ao saber que não nos víamos há muito tempo. A cada ida a Madri íamos conversando sobre quando nos encontraríamos novamente para tomar um café, mas o trabalho e os compromissos foram postergando isso", disse o cantor colombiano.
"Você me ensinou coisas que não posso compartilhar aqui (risos) e o amor que sinto por você é muito verdadeiro. Sentirei sua falta, mas terei você tatuada em minha alma (e não como as tatuagens falsas que fizemos na série). O céu ou onde quer que formos acaba de ganhar um pequeno tesouro com um coração que fará falta aqui. Te amo. Espero que esse adeus não seja para sempre", finalizou ele, que atuou ao seu lado em Era uma Vez... para Nunca Mais.
A jogadora de futebol espanhola Jenni Hermoso escreveu: "Você apareceu na minha vida como um ser de luz, você me protegeu, cuidou de mim, me ajudou a ser mais forte. Você me ensinou que a vida é bela, mesmo que às vezes seja difícil vê-la".
A cantora de flamenco India Martínez também usou sua rede social pra lamentar a morte. "Minha querida, não acredito. Você me deixa destroçada pela dor. Que exemplo de mulher, de lutadora, que capacidade de se reinventar e se recompor diante de qualquer adversidade. Obrigado por tanto em tão pouco tempo. Descanse em paz", disse.
CARREIRA
Itziar Castro nasceu em Barcelona, na Espanha em 1977. Sua carreira profissional começou em 2002 com o filme Noche de Fiesta.
Em 2017, assinou contrato com o elenco principal do filme Peles, de Eduardo Casanova, pelo qual foi indicada ao Prêmio Goya de Melhor Atriz Revelação e ganhou o prêmio Sindicato de Atores e Atrizes na mesma categoria.
O papel que lhe trouxe fama foi o da violenta presidiarária Goya em Vis a vis. A série, ambientada em uma prisão feminina e estrelada por Maggie Civantos, alcançou sucesso internacional.
Como cantora, ela fez backing vocals para Julio Iglesias e Joe Cocker e ainda se encontrou no palco com Gloria Gaynor, cantora de I Will Survive.
Nas redes sociais, Castro lutava contra a gordofobia e a favor do feminismo, além dos direitos da comunidade LGTBIQ+.
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222