Ingrid Santa Rita, participante da quarta temporada do reality "Casamento às Cegas Brasil" (Netflix), registrou ocorrência por abuso sexual contra o também participante Leandro Marçal na quarta-feira (10), na Delegacia da Defesa da Mulher, em Osasco, São Paulo. Ela também pediu medidas protetivas contra Leandro no ato da lavratura do registro, como apurou o gshow.
O registro foi feito após o reality show exibir um episódio, também na quarta-feira (10), em que Ingrid sugeria ter sido abusada sexualmente pelo participante com quem se casou no programa.
As declarações foram dadas no episódio de reencontro dos participantes da temporada, gravado meses após o casamento e divulgado na quarta-feira (10). Nele, Leandro pede desculpas a Ingrid, sem citar ou confirmar diretamente as acusações feitas por ela.
Na quinta-feira (11), Ingrid publicou um vídeo em suas redes sociais com um longo relato da situação vivida com Leandro durante o casamento, detalhou os abusos sofridos e como se deu a decisão de tornar pública toda a situação.
Procurada pelo gshow, a Netflix informou que repudia qualquer tipo de violência, e que a produção é conduzida com constante apoio profissional aos participantes (Veja comunicado completo abaixo).
"A Netflix, a Endemol Shine Brasil e a equipe do 'Casamento à Cegas Brasil' repudiam veementemente qualquer tipo de violência. A produção, em todas as suas etapas, é conduzida com constante apoio profissional aos participantes, e as denúncias apresentadas estão sendo apuradas pelos órgãos competentes."
O gshow também tentou contato com Ingrid e sua defesa, assim como Leandro Marçal e seus representantes, mas, até a publicação desta, nenhuma das partes se manifestou ao site.
Relato no programa
[Alerta de gatilho: este trecho contém descrição de violência sexual]
Ingrid e Leandro se conheceram e se casaram no reality, mas no novo episódio, revelaram que não estão mais juntos e falaram dos motivos que levaram ao rompimento:
"O que me fez terminar com Leandro foi a falta de respeito. Quando escolhi você como marido, imaginei que, por ter três irmãs, você saberia o que não fazer. Você não soube e me desrespeitou várias vezes", declarou ela na atração.
Depois, detalhou de que forma se daria o desrespeito.
"Naquela última semana, todos os dias, até 6h, 7h da manhã, primeiro eu dormia pelada, depois de calcinha, depois passei a dormir de pijama, depois peguei o travesseiro e dormia para baixo na minha cama, depois fui dormir no sofá, fugindo de você na minha cama, no meu quarto, na minha casa."
Chorando, Ingrid repetiu que pediu, por diversas vezes, para não ser tocada pelo então marido.
"Você não me respeitava, não me ouvia. Você queria resolver seu problema erétil. Você só queria manter aquele casamento da sua forma suja, imunda. Tenho nojo de você."
Também no episódio, Leandro disse que teve "problemas sexuais" no relacionamento.
"Fiz exame, fui procurar ajuda. Não era um problema físico, era psicológico", contou.
Na sequência, ele pediu desculpas à ex-mulher, sem citar diretamente às acusações feitas: "Nosso relacionamento não deu certo. Te peço desculpa, como já te pedi diversas vezes. Eu entendo o que foi o meu erro, mas um relacionamento é feito a dois."
Relato nas redes sociais
Um dia após a divulgação do episódio, Ingrid fez um longo desabafo em suas redes sociais, detalhando como os abusos se davam e como a situação ficou insustentável para se manter o casamento.
"Casamos felizes e foi tudo muito sincero. Posterior a isso, tivemos muitas relações, todas consensuais. Ele sempre me respeitou, inclusive na gravação do programa", começou dizendo no vídeo.
Na sequência, ela relatou que os abusos teriam começado quando Ingrid sugeriu que Leandro fizesse terapia para resolver questões de disfunção erétil.
"O abuso, o estupro, porque essa é a palavra, começou a acontecer a partir do momento em que eu tive esse recorte, conversei com ele, e ele esperava eu dormir para tentar resolver o problema. Mas ele esqueceu que precisava me avisar. Precisava ser consentido, como até então era", disse.
Ela ainda revelou que Leandro seguiu agindo assim por vários dias, que ela acordava com ele tentando penetrá-la sem ereção ou tocando nela sem consentimento.
"Com todas as práticas possíveis, numa tentativa insana de resolver o problema. Eu não conseguia reagir aquilo. Sempre me vi como uma mulher muito bem resolvida e falava que isso nunca ia acontecer comigo", disse.
Por fim, Ingrid falou da decisão de expor a questão no reality, assim como em suas redes sociais.
"O programa foi uma forma de conseguir me proteger. Não vou ficar andando com medida protetiva em evento. Mas agora, as pessoas sabendo de tudo que passei, de alguma forma vou ser protegida. Leandro nunca me ameaçou, mas acho que ele não consegue ter consciência do que fez. Ele nomeia o que ele fez como prática egocêntrica. Isso não é egocentrismo. Isso é abuso, é estupro", disse no vídeo.
Por fim, Ingrid contou que registrou um boletim de ocorrência contra Leandro e que está protegida pela Lei Maria da Penha.
Apoio dos apresentadores
Após a publicação do vídeo da participante do reality, os apresentadores Camila Queiroz e Klebber Toledo se manifestaram nas redes sociais em apoio a Ingrid.
"No domingo, fomos atravessados pelo triste relato da Ingrid durante as gravações do reencontro. Desde o dia em que recebemos a notícia, conversamos e acolhemos a Ingrid de todas as maneiras que estavam ao nosso alcance. Sentimos muito pelo ocorrido e não poderíamos deixar de vir a público manifestar nosso total apoio e solidariedade a ela e a todas as mulheres que, lamentavelmente, ainda sofrem ou já sofreram qualquer tipo de violência", escreveram em nota postada nos stories de ambos do Instagram.
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222