Proteger a fauna, a flora e os mananciais também faz parte do trabalho da Polícia Militar de Alagoas. E há 33 anos, é função principal do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) preservar essas riquezas naturais do estado.
Em comemoração ao aniversário do BPA e em alusão à Semana do Meio Ambiente, a Unidade especializada realizou uma cerimônia para celebrar mais este marco. A solenidade contou com a presença do comandante-geral da PMAL, coronel Paulo Amorim, que destacou a importância do Batalhão Ambiental para a população alagoana.
“Este batalhão de homens e mulheres guerreiros está de parabéns por todo o trabalho desenvolvido no combate aos crimes ambientais, na preservação do meio ambiente e nos diversos resgates e apreensões realizadas nestes 33 anos. O BPA é uma unidade fundamental para a nossa Corporação”, destacou o coronel Paulo Amorim.
Durante a cerimônia foram entregues certificados de agradecimento aos militares e civis que contribuíram ativamente com o trabalho desenvolvido pelo BPA. Também foram promovidas homenagens aos policiais militares que serviram na Unidade e que já faleceram.
As famílias dos oficiais e praças homenageados estiveram presentes na solenidade e ajudaram a fazer o plantio de mudas de árvores Ipês-amarelos no local que agora será o bosque da saudade, em homenagem póstuma aos bravos guerreiros. Na oportunidade também foi realizada a soltura de pássaros silvestres que foram resgatados pelo Batalhão.
Também estiveram presentes na cerimônia o subcomandante-geral da PMAL, coronel Gerônimo Nascimento; a procuradora-geral do Estado, Samya Suruagy; o presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Gustavo Ressurreição; o Presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL), Luiz Neto; o capitão-tenente Camões, representando a Capitania dos Portos; o promotor de justiça, Alberto Fonseca; o comandante do Comando do Policiamento do Interior, coronel Wilson da Silva, o comandante do Comando do Policiamento de Área do Interior III, coronel Marlon Araújo, além de diversas autoridades civis e militares.
Sobre o Batalhão de Polícia Ambiental
O BPA está situado na Área de Proteção Ambiental do Catolé e Fernão Velho e sempre participa de operações conjuntas, entre elas a FPI, coordenada pelo Ministério Público Estadual. O efetivo da unidade é constituído por Geógrafos; Biólogos; Engenheiros Florestais, Agrônomos e Ambientais, Veterinários, Zootecnistas, dentre outros especialistas, todos policiais militares imbuídos em apresentar uma nova percepção à sociedade quanto à utilização racional dos recursos naturais, ajudando a preservá-los para presentes e futuras gerações.
O Batalhão Ambiental interage ainda com as comunidades tradicionais de todo o Estado, através de ações educativas no Núcleo de Educação Ambiental, buscando sensibilizar no povo alagoano o sentimento de responsabilidade com a preservação da natureza, patrimônio maior da humanidade.
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222