As cercas elétricas são uma solução de segurança muito utilizada nos dias atuais, seja em projetos residenciais ou empresariais. No entanto, elas costumam gerar muitas dúvidas quanto ao seu funcionamento.
De acordo com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), acidentes com cercas energizadas são a oitava causa de choques elétricos em residências no país. Por isso, a instalação dessa proteção pede cuidados especiais.
As chamadas “cercas elétricas improvisadas”, popularmente conhecidas como cercas clandestinas, são a causa de muitos sinistros com energia elétrica. Além de ser um ato criminoso, esse tipo de atitude pode colocar em risco a vida das pessoas e gerar prejuízos ao imóvel.
O executivo de Segurança da Equatorial Alagoas, Bruno Pimentel, explica que, para a instalação de cercas elétricas, é necessário obedecer alguns princípios básicos de segurança e que, por esse motivo, o trabalho só deve ser realizado por profissionais capacitados.
“É preciso inserir avisos de advertência quanto ao risco de choque e prestar atenção às regras de altura e distância. A qualidade do produto também é outro requisito fundamental que não deve ser deixado de lado”, orienta.
Estender arame farpado ou liso para servir como cerca energizada, ligando-o na rede elétrica do imóvel ou em qualquer fonte de energia elétrica também é proibido e muito perigoso.
Consumo de energia e impacto na conta de luz
Uma dúvida muito comum é sobre o impacto da utilização das cercas energizadas na conta de luz. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, esse sistema de segurança não consome tanta energia elétrica.
“A extensão dos fios não está necessariamente relacionada ao consumo de energia. As cercas elétricas, muitas vezes, contam com um gasto menor de energia do que muitos aparelhos eletrônicos e elétricos que temos em uma instalação”, esclarece o executivo da distribuidora.
Antes de instalar cercas elétricas, preste atenção às dicas:
• Estalos em cercas elétricas indicam fuga de corrente. Se isso acontecer, talvez seja a hora de realizar a manutenção;
• Caso alguma pipa ou outro objeto caia sobre a cerca, desligue-a antes de remover o item;
• Redobre a atenção com crianças que podem colocar objetos metálicos ou que conduzem eletricidade em contrato com a cerca elétrica;
• É recomendada a troca anual da bateria da cerca elétrica para garantir que, em caso de quedas de energia, o dispositivo se mantenha em pleno funcionamento.
Em caso de acidente com energia dentro da unidade consumidora, a Equatorial Alagoas orienta o desligamento do disjuntor ou chave geral do imóvel. Se o sinistro for registrado em via pública, além das orientações mencionadas, também é preciso acionar a distribuidora para que seja feito o desligamento da energia.
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222