09/02/2023 11:12:01
Geral
Alagoas registra 1,7 milhão de tentativa de golpes online em um 1 ano
Estados da região Nordeste concentraram em todo o ano passado 24,6 milhões de tentativas de fraude
Agência Brasil
Redação com Gazeta Web

 Levantamento do Mapa da Fraude, feito pela ClearSale, que é uma empresa especialista em soluções de prevenção e gerenciamento de risco, revelou que foram registradas 1,7 milhão de tentativas de fraudes em compras online feitas em Alagoas. O ticket médio das tentativas feitas em Alagoas foi de R$ 1.315. O documento mostra que os estados da região Nordeste concentraram em todo o ano passado 24,6 milhões de tentativas de fraude.

O estado que registrou o maior número de tentativas de fraude foi a Bahia (3,7%) com 6,6 milhões de pedidos e ticket médio de R1.216, seguida do Rio Grande do Norte (3,5%), que obteve 1,8 milhão e ticket médio de R1.307 e Maranhão (3,3%) com 1,4 milhão de pedidos e ticket avaliado em R1.330. O estudo aponta que as categorias que mais concentraram tentativas de golpe na região foram: celular (9,3%) com ticket médio de R 2.285, eletrônicos (8,2%) com gasto médio de R2.264 e informática (5,6%) com ticket médio de R2.460.

Para o levantamento do Mapa da Fraude, a ClearSale considerou apenas pagamentos via cartão de crédito no e-commerce. São consideradas tentativas de fraude todas as transações que, por algum motivo, foram classificadas como suspeitas ou que foram confirmadas como fraude. Em 2022, o Brasil registrou 5,6 milhões de tentativas de fraudes. O estudo exclusivo analisou 312,2 milhões de pedidos realizados no e-commerce brasileiro, feitos via pagamento por cartão de crédito, que totalizou R$5,8 bilhões em ações fraudulentas.

Em comparação com o ano passado, as tentativas de fraude apresentaram uma queda de 0,3%, mas os valores ainda foram 4,8% maiores do que em 2021 Para o Diretor Presidente da ClearSale, Eduardo Mônaco, os números apontam um crescimento controlado no número de tentativas de fraudes, em razão da desaceleração do comércio eletrônico.

“Como era esperado, o ano de 2022 foi marcado por um crescimento moderado do e-commerce brasileiro e pelas incertezas financeiras do consumidor para 2023. Tais fatores contribuíram para a queda diante dos anos anteriores, porém, o período ainda apresentou altos números de golpes, e os consumidores e varejistas precisam ficar atentos”, explica.

E-mail: redacao@diarioarapiraca.com.br
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Arapiraca Notícia. Todos os direitos reservados.