29/03/2022 16:41:09
Geral
Bióloga que se passou por autista para não usar máscara responderá por 3 crimes
Caso seja condenada pelos três crimes, poderá cumprir pena de reclusão de até quatro anos, além do pagamento de multa
Reprodução

 A bióloga Nathasha Borges da Silva responderá por três crimes por ter se passado por autista para não usar máscara em um shopping no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife, na última quinta-feira (24). Nesta segunda-feira (28) na Delegacia de Boa Viagem, também Zona Sul da capital pernambucana.

De acordo com a Polícia Civil de Pernambuco, os crimes aos quais Nathasha irá responder são: descumprimento de medida sanitária (artigo 268 do Código Penal Brasileiro); incitação ao crime (artigo 286) e discriminação de pessoa com deficiência (artigo 88, § 2°, da Lei 13.146/2015). Caso seja condenada pelos três crimes, poderá cumprir pena de reclusão de até quatro anos, além do pagamento de multa.

O inquérito aberto pela polícia para investigar os possíveis crimes cometidos por Nathasha será conduzido pelo delegado Alessandro Orico, da Delegacia de Boa Viagem. "A Polícia Civil de Pernambuco informa que todas as providências estão sendo tomadas para o esclarecimento do ocorrido", informou a corporação, por meio de nota.

O caso

No dia 23 de março, a bióloga publicou um vídeo numa de suas redes sociais dizendo ter se passado por autista para poder circular sem máscara num shopping no bairro do Pina. No mesmo vídeo Natasha também incita mais pessoas a fazerem o mesmo. No dia seguinte, o caso se popularizou e rapidamente passou a repercutir em diversas esferas da sociedade. A LIGATEA, grupo formado por advogados que defendem direitos de pessoas com autismo, publicou uma nota sobre a qual dizia que "repudiava veementemente as postagens de Nathasha Borges".

Explicação

Em uma live de pouco mais de 10 minutos feita em uma nova conta no Instagram, no último domingo (27), Nathasha Borges pediu "perdão aos autistas e seus familiares". Inicialmente, ela mostra um texto escrito e diz que o perfil anterior foi derrubado. A bióloga classificou o dia do episódio como "fatídico".

Fonte: Diário de Pernambuco

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Arapiraca Notícia. Todos os direitos reservados.