13/12/2022 10:27:55
Geral
Cobra entra em ar-condicionado de carro e morde passageira em MG
A serpente estava no duto do ar-condicionado e a mulher foi mordida no braço. Militares desmontaram o painel do veículo para capturar o animal.
Reprodução
Redação com G1

 Uma mulher, de 34 anos, foi mordida por uma cobra da espécie olho-de-gato dentro de um carro em Montes Claros, no Norte de Minas, nesse domingo (11).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a cobra estava no duto do ar-condicionado e a mulher foi mordida no braço. Ela estava com um recém-nascido no colo no momento do incidente e a criança não ficou ferida, segundo os militares.

“A mulher disse que sentiu a mordida no braço e visualizou a cobra dentro do duto do ar-condicionado. O marido estava na direção do veículo e seguiu até o quartel do Corpo de Bombeiros para pedir socorro. Ela estava tranquila e apresentava apenas uma mancha vermelha no braço”, explicou o sargento Anderson Santana Neves.

Imediatamente, os militares desmontaram o painel do veículo e fizeram a captura da serpente, que media cerca de 30 centímetros.

A cobra estava sem ferimentos e foi solta em uma área de preservação permanente.

Segundo os bombeiros, a mulher foi orientada a lavar o local com água e sabão e procurar um hospital caso apresente alguma reação.

Saiba mais sobre a espécie
O g1 procurou dois especialistas para diferenciar as características entre a jiboia e a olho-de-gato. O biólogo Christian Raboch, da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente – Fujama, explicou que a olho-de-gato é frequentemente vista em vegetações como a Mata Atlântica e o Cerrado, esta última é predominante no Norte de Minas. “Ela possui hábito noturno. Vive tanto no chão da floresta como em cima das árvores, tem dentição opistóglifa (dentes inoculadores de veneno no fundo da boca), que não apresenta comportamento agressivo e possui hábito alimentar generalista (come de tudo um pouco)”.

O especialista pontuou, ainda, algumas particularidades entre as duas espécies. “O formato das manchas e as cores são diferentes. A mancha da olho-de-gato é menor. Essa serpente, apesar de possuir uma peçonha sem interesse médico (fraca) não possui comportamento agressivo. Ou seja, o veneno não oferece perigo aos humanos. Já a jiboia não produz veneno. Além disso, a olho-de-gato pode chegar até um metro, já a jiboia pode crescer até três metros”, enfatizou.

A bióloga Juliana Terra, doutora em ecologia pela USP e pesquisadora de serpentes também classificou o animal encontrado no carro como sendo uma olho-de-gato. “De fato não se trata de uma jiboia, mas sim uma dormideira ou olho-de-gato (Leptodeira annulata), conhecida também por falsa jararaca. É um animal de hábito noturno, tem pupila vertical, pode achatar a cabeça, tem essas manchas no corpo. Porém, essas características também valem para outras espécies, por isso essa identificação vai muito da experiência para saber diferenciar”, ponderou a pesquisadora de Campo Grande (MS).

E-mail: redacao@diarioarapiraca.com.br
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Arapiraca Notícia. Todos os direitos reservados.