Em uma rede social, aproveitando-se da dor do próximo, com o intuito de criar fato político, foi divulgada uma notícia com o seguinte título: “Morre primeiro paciente de câncer sem atendimento oncológico do Chama”, fake news desmentida por parentes que pediram a retificação da notícia.
“Boa tarde. Sou prima do Antônio e como não consegui contato com o jornal para correção da notícia, venho explicar que ele estava em tratamento de linfoma no Hospital Universitário em Maceió”, afirmou a prima do paciente.
Vale ressaltar que o Chama e nenhum outro hospital de Arapiraca não faz atendimento desse tipo de câncer. “O falecimento infelizmente ocorreu por complicações da doença e não por falta de tratamento. Peço que a família seja respeitada nesse momento de dor”, explicou a prima no post da matéria.
É lamentável que pessoas em busca de projeção se aproveitam da dor alheia para propagar informações falsas, principalmente quem atua na política.
.
Alguns veículos de comunicação, ao invés de divulgar notícias verdadeiras, como o pagamento efetuado pelo governador Paulo Dantas, de mais de R$ 2 milhões de reais aos hospitais Regional e Chama, localizados em Arapiraca, preferem criar fake news.
A veiculação e compartilhamento de informações falsas na área da saúde, por meio de redes sociais, blogs, sites ou aplicativos de mensagens, podem trazer consequências sérias à saúde individual e coletiva.
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222