29/03/2021 10:27:16
Geral
PM da Bahia morre após ser baleado com 10 tiros durante "surto psicótico"
Soldado efetuou disparos contra colegas de farda no Farol da Barra, mas acabou sendo atingido no tórax e no abdômen
Alberto Maraux/SPS-BA Militar foi neutralizado com 10 tiros e socorrido ao Hospital Geral do Estado

 Horas após ter um “surto psicótico”, disparar tiros de fuzil e bloquear o Farol da Barra, em Salvador, um policial militar teve a morte confirmada às 22h41 desse domingo (28) pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).

Wesley Soares foi internado no Hospital Geral do Estado (HGE) após ser baleado por uma composição do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) durante tentativas de negociação.

De acordo com a Pasta, a ocorrência teve início às 14h, quando o PM chegou armado com fuzil e pistola ao ponto turístico baiano. O soldado pintou o rosto de verde e entoou palavras de ordem.

Em seguida, o agente teria "imediatamente" iniciado os disparos de fuzil para o alto. O local foi cercado e isolado pelo Comando de Policiamento Regional (CPR) Atlântico.

No início das negociações, às 15h, Wesley "alternava momentos de lucidez com acessos de raiva, acompanhados de disparos", conforme a secretaria. Além disso, o PM chegou a arremessar grades, isopores e bicicletas no mar.

TIROS LETAIS

Às 18h35, a SSP-BA afirma que o soldado verbalizou que havia chegado o momento, fez uma contagem regressiva e iniciou os disparos contra as equipes do Bope.

Os militares revidaram e Wesley foi "neutralizado" com "pelo menos" 10 tiros, que atingiram tórax e abdômen, entre outras regiões do corpo.

“No momento que caiu ao chão ele iniciou uma série de disparos contra os policiais, que novamente tiveram a necessidade de realizar disparos, e, quando ele cessou a agressão, os policiais chegaram perto para o resgate”, declarou o capitão Luiz Henrique.

Segundo o comandante do Bope, major Clédson Conceição, os policiais utilizaram "técnicas internacionais de negociação" para impedir um confronto, mas o soldado atacou a equipe. "Os nossos objetivos primordiais são preservar vidas e aplicar a lei", frisou.

MANIFESTAÇÃO

A Associação dos Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra-BA), divulgou uma nota de pesar e convocou uma “manifestação pacífica e ordeira” para a manhã desta segunda-feira (29), no Farol da Barra, "pela morte do soldado Wesley".

Fonte: Diário do Nordeste

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Arapiraca Notícia. Todos os direitos reservados.