Pelo menos 15 pessoas de Alagoas podem ter sido imunizadas com doses de lotes da vacina de Oxford/AstraZeneca com data de validade vencida. A informação foi divulgada pelo site Metrópoles, no último sábado (24). Inclusive as prefeituras de Arapiraca e Paripueira já emittiam nota desmentindo a informação.
De acordo com a pesquisa feita pelo portal, as doses foram aplicadas nos municípios de Arapiraca (em 7 pessoas), Delmiro Gouveia (2), Flexeiras (1), Maceió (2), Paripueira (2) e Viçosa (1).
Os dados, segundo o Metrópoles, foram coletados diretamente com o Ministério da Saúde (MS) e revelam que até 160 cidades, em 23 estados, aplicaram vacinas vencidas contra a Covid-19 na população. Os números apontam que 1.254 pessoas de todo o Brasil teriam sido inoculadas com os imunizantes, cuja data de expiração já tinha passado.
Para chegar à informação, o (M)Dados, núcleo de Jornalismo de dados do Metrópoles, cruzou as informações oficiais sobre vacinas aplicadas com os registros de envios de imunizantes para as unidades da federação, onde constam a data de vencimento para cada lote.
O problema envolve as doses de três lotes de vacinas produzidas pela AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, fabricadas na Índia e importadas prontas pelo Brasil. Seriam os lotes 4120Z001, 4120Z004 e 4120Z005. São grupos de imunizantes cuja data de validade, de seis meses, já expirou.
Em nota, as Prefeituras de Arapiraca e Maceió, informaram que vão apurar a informação divulgada em âmbito nacional. Os demais municípios não se pronunciaram oficialmente até agora.
As prefeituras de Arapiraca e Paripueira enviaram nota sobre o caso desementindo a noticia; leiam
Arapiraca
A informação que o município de Arapiraca aplicou dose de imunizante vencida não procede.
As doses com prazo de validade curto estavam sendo monitoradas e todas aplicadas foram dentro da validade.
A orientação que a Secretaria Municipal de Saúde recebeu da Sesau foi para adiantar as doses com validade perto de vencer e aplicamos todas dentro do prazo.
Ressaltamos que, a campanha de vacinação vem sendo desenvolvida na cidade com todo o cuidado para evitar os mais diferentes problemas e em momento algum o Município aplicou vacina vencida.
Paripueira
A Prefeitura de Paripueira informa que nenhuma dose vencida foi aplicada nos moradores do município.
O que houve foi uma demora na inserção dos dados no sistema.
Todas as doses de vacina recebidas estão sendo aplicadas dentro do prazo, seguindo o cronograma de vacinação.
Depois, as informações sobre as doses aplicadas são inseridas no sistema do Ministério da Saúde.
Como a inserção dos dados referente a essas duas doses foi feita dias após a aplicação, houve essa confusão com as datas.
Além do mais, cada frasco vem com 10 doses e não apenas 2.
A Prefeitura de Paripueira reitera seu compromisso com a saúde e o bem-estar da população.
Click aqui e veja a matéria feita pelo portal Metropoles.
Fonte: Gazetaweb com Metrópoles
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222