22/01/2023 11:00:37
Geral
Ronda no Bairro potencializa segurança e olhar humano aos ‘invisíveis’
Completando cinco anos, programa se notabilizou como case de sucesso no país, com ações que ressignificam a vida das pessoas
Marco Antonio/ Agência Alagoas
Agência Alagoas

Posto Sete, bairro da Jatiúca, orla de Maceió. São pouco mais de 16 horas em um dos locais mais movimentados da capital alagoana. No point, de vista privilegiada à beira-mar, o rotineiro vaivém de turistas, moradores e ambulantes. É gente bem abastada, classe média, simples, sarada, correndo ou caminhando para manter a forma. Mas, a concorrida orla também é local frequentado por gente ‘invisível’ aos olhos de quem vai pra lá e pra cá.

Uma dessas pessoas é Vera Lúcia (nome fictício que usamos para preservar a identidade de uma senhora dependente química). Quase sempre ela é vista por lá na companhia de um cão vira-lata, fiel escudeiro de uma mulher sem referência familiar e em vulnerabilidade social que carrega tralhas, algumas roupas e uns sacos. Sua aparência é surrada pelas duras condições em que vive.

Vera Lúcia, certamente, é ‘invisível’ para a grande maioria dos pedestres acostumados ao vaivém da orla. Mas não para a equipe de Mobilização e Articulação Social do Ronda no Bairro - programa do Governo de Alagoas que completou cinco anos de serviços prestados à sociedade. Um dos trabalhos do Ronda tem como principal atribuição o trabalho de proximidade com a população.

Coordenada pela assistente social Vanessa Castro, a equipe de Mobilização e Articulação Social se aproxima de Vera Lúcia. E a estratégia é conversa, carinho. É o olhar de quem se coloca no lugar do outro. No trabalho, além do apoio de policiais que compõem o programa, juntam-se também psicólogos, que atuam todos os dias na busca ativa de pessoas como Vera.

“Atuamos em quatro localidades, que chamamos de ‘territórios’ (bairros), como o Centro da cidade, a orla, o Jacintinho e o Benedito Bentes. Nosso diferencial é o olhar humano, crítico e social das demandas que confrontam o dia a dia nas ruas de todos os agentes de proximidade do Ronda no Bairro e do público em geral”, explica Vanessa. Nesse trabalho de busca pelos invisíveis, a equipe atua diretamente nas abordagens sociais, nos encaminhamentos, nas articulações com a rede socioassistencial, nos vínculos e nos atendimentos psicológicos.

“Esse é nosso público. Todas as pessoas que estão em vulnerabilidade social nos territórios: crianças, adolescentes, idosos, pessoas em situação de rua, dependentes de álcool e outras drogas e com problemas de saúde mental”, completa Vanessa. Em 2021, em ações como o resgate de pessoas como Vera Lúcia, o Ronda no Bairro fez 6.126 atendimentos e encaminhamentos.

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Arapiraca Notícia. Todos os direitos reservados.