Uma professora, de 26 anos, foi agredida no rosto por um policial militar no Terminal Integrado da Joana Bezerra, na Zona Sul de Recife. A violência ocorreu após a mulher pedir ajuda por ter sido vítima de transfobia dentro de um ônibus.
As imagens divulgadas nas redes sociais mostram o momento em que a mulher trans desce do transporte público e um homem ao lado dela, identificado como seu marido, coloca as mãos por trás da cabeça, em sinal de rendição à ordem policial. No vídeo, é possível ver que a mulher tenta falar algo com um dos agentes, mas é surpreendida pelo tapa no rosto.
Enquanto o marido é abordado, outro PM afasta a professora e tenta conversar com ela. De acordo com a mulher, ela teria pedido ajuda aos policiais por sofrer transfobia dentro do coletivo.
Depois do ocorrido, ela foi levada à Central de Plantões da Capital, onde foi ouvida e liberada em seguida. Os agentes envolvidos ainda teriam chegado a pedir desculpas, mas ainda não foram responsabilizados.
Em nota, a Polícia Militar afirmou que foi aberto um procedimento administrativo interno. Além disso, a Corregedoria Geral da SDS também abriu procedimento investigativo para apurar os fatos.
Recife (PE): Mulher leva tapa de PM após pedir ajuda por sofrer transfobia dentro de ônibus. pic.twitter.com/MSORELFH0R
— Lázaro Rosa ???????? (@lazarorosa25) February 9, 2023
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222